Quer saber como funciona a transferência da empresa de um estado para outro?
O empreendedorismo é o sonho de milhões de brasileiros. Ao montar o próprio negócio, o profissional tem mais autonomia para tomar decisões referentes ao trabalho e possibilidades de crescimento, e com o crescimento vem novas estratégias, como localização e público alvo.
E se for necessário migrar para outra cidade ou quem sabe outro estado?
Mas, afinal, é possível transferir uma empresa de um estado para outro estado? Será que é um processo complexo?
É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Continue a leitura e saiba mais.
Transferência de uma empresa para outro estado: por que isso acontece?
Quando um empreendedor inicia suas atividades, ele se adapta a uma determinada rotina e processos. Sendo assim, ele irá trabalhar com produtos ou serviços, focar em um público-alvo específico, avaliar a demanda local, entre outros.
O negócio começa a crescer e, desse modo, ele pode ter que procurar um espaço maior e até mesmo contratar novos funcionários para atender os clientes.
O principal motivo da transferência de um estado para o outro é a necessidade.
Por exemplo, imagine que você montou uma empresa em um determinado estado, mas, com o tempo, percebeu que a demanda é maior em outro lugar.
Se você fizer essa alteração, poderá aumentar as vendas e a margem de lucro da empresa.
Muitas vezes, a mudança de sede acontece dentro do próprio município. Ou seja, o dono já está estabelecido em um local, mas o espaço é muito pequeno ou então, vale mais a pena mudar o negócio para um outro bairro.
Quando a mudança de endereço é para dentro do próprio município, o processo é mais simples. O CNPJ, a Inscrição Estadual e a inscrição municipal permanecem todos os mesmos.
O crescimento da busca de mudança para outro estado
Nos últimos anos, pudemos perceber um grande aumento no número de profissionais que pretendem mudar a empresa para outro estado. Como já falamos, pode ser que o dono em questão perceba que vale a pena mudar para outro estado.
Ou então, ele quer morar em outro local e, por isso, necessita fazer a transferência da empresa.
É muito comum que brasileiros de diversos estados decidam se mudar para São Paulo, já que é um dos maiores polos de comércio do país e oferece excelentes oportunidades.
Então, dependendo do que você vende, o alcance da marca pode ser maior em São Paulo e na região metropolitana.
E é nesse momento que o empresário se vê em um dilema. O que pode ser feito e quais são as implicações disso?
Embora o processo possa ser um pouco burocrático, ele se tornou mais simples nos últimos anos e é mais rápido do que parece.
O CNPJ continua o mesmo?
É importante lembrar que o CNPJ se trata de algo a nível nacional. Portanto, independentemente do local em que você mora e possui uma empresa, o CNPJ continua sendo o mesmo.
As mudanças que acontecem durante o processo de transferência estão relacionadas à inscrição municipal e à inscrição estadual.
Por exemplo, se você abriu uma empresa no Paraná, significa que possui uma inscrição estadual neste estado. Agora, se realizar a transferência para São Paulo, você irá fazer a baixa dessa inscrição.
Isso implica, obviamente, na regularidade do negócio. Se houver débitos, terá que quitar essa pendência.
Caso não haja pendência, fica mais fácil realizar o cancelamento da inscrição estadual no Paraná e solicitar uma nova em São Paulo.
O mesmo acontece com a inscrição municipal.
Você continuará com o mesmo CNPJ, razão social, mas com uma nova inscrição municipal e estadual.
Com as mudanças referentes à inscrição, a sua empresa está apta a atuar no novo destino, que no exemplo mencionado, é o estado de São Paulo.
Mudança de endereço: o que você precisa fazer?
Como pudemos ver, é necessário informar os órgãos públicos para que eles saibam da mudança e do cancelamento da inscrição municipal e estadual.
Mas não se esqueça de mudar também outras instituições que possuem os dados cadastrais do seu negócio, como bancos e fornecedores.
Além disso, faça uma consulta prévia do novo endereço, para ter certeza de que a prefeitura de destino irá permitir a atividade pretendida no novo local. Isso pode ser realizado pela internet.
O que fazer quando a empresa possui estoque?
Quando você faz a transferência de mercadoria dentro da mesma empresa, não precisa lidar com a incidência de impostos.
Essa mudança que aconteceu recentemente trouxe novos benefícios para os empreendedores.
Isso significa que você pode levar as mercadorias para o novo endereço e seguir com as operações da empresa.
Vale a pena fazer a transferência de uma empresa de um estado para outro?
A decisão de realizar a transferência é uma decisão pessoal que envolve diversos fatores.
Em alguns estados, as oportunidades para empresas de um determinado setor podem ser maiores do que em outros.
Sendo assim, se você identificou uma demanda maior em uma determinada cidade ou estado, pode considerar essa mudança.
Além disso, há casos em que o profissional deseja se mudar por uma questão pessoal, já que precisa morar em outro local, mas tem uma empresa na cidade em que mora atualmente.
De qualquer forma, antes de tomar qualquer decisão, avalie os pontos positivos e negativos, os documentos que você precisa para realizar a mudança e a demanda no novo local.
A importância da contabilidade nesse processo
Como você pode ver, fazer a transferência de empresa não é um processo muito complexo, porém, não é tão simples.
Os erros cometidos nesse processo podem dificultar a mudança e, consequentemente, resultar em prejuízos financeiros. Se você está pensando em realizar a mudança, é muito importante que conte com os serviços de uma empresa especializada em contabilidade.
Os profissionais envolvidos podem cuidar de todos os processos dessa tarefa, como o cancelamento da inscrição municipal, ajuda na organização de documentos, entre outros. Dessa forma, você agiliza o processo e consegue realizá-lo com muito mais eficiência!
Para auxilio na parte contábil do seu negócio ou para quaisquer duvidas entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital! Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!