Se você já tem ou pretende abrir uma empresa, sabe da importância de organizar as finanças e realizar o planejamento tributário.
Mas afinal, qual a melhor opção: simples nacional ou lucro presumido?
É importante lembrar que ambos têm suas particularidades e vantagens. Por isso, no artigo de hoje, vamos explorar melhor os dois regimes tributários.
Mas, caso prefira, preparamos um vídeo especial que te ajudará a escolher entre o simples nacional ou lucro presumido. E caso precise de ajuda clique em um dos botões abaixo.
Porém, se você prefere a leitura, continue até o final, você não vai se arrepender.
O que é Simples Nacional?
O Simples Nacional é um regime tributário para micro e pequenas empresas.
Ele foi criado em 2006 pela Lei Complementar 123, com o objetivo de diminuir a burocracia para pequenos negócios, desenvolvendo um sistema simplificado de recolhimento de tributos.
Isso significa que todos os impostos serão pagos em uma única guia.
Ao longo desses anos, já sofreu diversas alterações. Mesmo assim, continua sendo o modelo mais simplificado. Além disso, permite uma economia significativa em relação aos outros regimes tributários.
Para quem está começando, é uma opção interessante, porque você irá partir de uma alíquota de 6% para serviços e 4% para comércios.
Porém, é importante deixar claro que esse processo deve ser acompanhado, pois essa alíquota é evolutiva, variando de 4% a 33% de acordo com o segmento do negócio e o faturamento anual.
Quais as vantagens do Simples Nacional?
A unificação da arrecadação ajuda a simplificar a organização contábil e financeira de uma empresa.
Também é possível reduzir a carga tributária, as obrigações fiscais exigidas pela RF e os encargos que fazem parte da folha de pagamento.
Ou seja, você possui apenas uma obrigação a cumprir – o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
O que é Lucro Presumido?
O Lucro Presumido também pode ser considerado um regime tributário simplificado. Porém, há diferenças significativas entre os dois modelos.
Os valores são fixados de acordo com a atividade do seu negócio. A base começa em 8% (comércio) e pode chegar a 32% (empresas que prestam serviços).
A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento da receita é lucro. Ela estabelece uma base para analisar o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), assim como a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Quais as vantagens do Lucro Presumido?
Uma das principais vantagens do Lucro Presumido é que ele cobra tributos em cima de uma presunção de faturamento, não do lucro real do negócio.
Além disso, se o lucro for maior do que o percentual de isenção, é possível economizar no pagamento de tributos.
As alíquotas são menores para PIS e COFINS.
Contribuição para o INSS
No Lucro Presumido, o negócio paga a contribuição patronal do INSS (paga pelo empregador para financiar a Seguridade Social), podendo chegar até 20% em cima da folha de pagamento.
Já no Simples Nacional, a contribuição patronal não ocorre, já que é substituída pela contribuição previdenciária sobre a receita bruta, que consiste na aplicação de uma alíquota sobre a receita mensal do contribuinte.
Isso pode variar de acordo com a atividade, setor econômico (CNAE) e produto fabricado.
Qual é o melhor: Simples Nacional ou Lucro Presumido?
Quando se fala em regime tributário, é importante deixar claro que não existe a melhor opção, pois tudo depende da situação e realidade da sua empresa. Desde modo, você pode optar pelo simples nacional ou lucro presumido.
Há casos em que o Simples Nacional é mais vantajoso, enquanto em outros, o Lucro Presumido acaba sendo a melhor opção.
De maneira geral, para micro e pequenas empresas, o Simples Nacional é mais recomendado. Já para negócios que não possuem um volume tão grande de despesas, o Lucro Presumido pode ser melhor.
Portanto, é importante analisar qual é o regime que mais se encaixa com o faturamento e porte da empresa antes de optar pelo simples nacional ou lucro presumido, já que essa escolha vai influenciar o dia a dia da sua empresa.
O trabalho de um contador é muito importante nessa parte, já que além dele dominar os regimes tributários, irá ajudar a escolher a opção mais lucrativa e recomendada para o seu negócio.
Assim, além de economizar, você garante que todo o processo ocorra dentro da lei na hora de escolher entre o simples nacional ou lucro presumido.
Quer um escritório contábil especializado te auxiliando na escolha do simples nacional ou lucro presumido?
Nós da Atlantis podemos te auxiliar nisso, basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessyca.talita e @atlantiscontabilidadeNão se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!