As pessoas que possuem um registro de Microempreendedor Individual (MEI) devem entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
A declaração comprova que o seu negócio está dentro das regras de faturamento para essa modalidade, que atualmente é de R$ 81.000,00 mil por ano.
Mas afinal, como saber o quanto você precisa declarar no MEI?
Para saber mais, continue a leitura!
Também gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
A importância do controle financeiro na sua empresa
Monitorar todas as entradas e saídas de receita é importante para você saber como está a saúde financeira do seu negócio e se é necessário reduzir custos.
No entanto, muitos empreendedores não fazem esse acompanhamento. Consequentemente, acabam perdendo o controle financeiro e podem até mesmo ter problemas com a Receita Federal.
Por isso, o ideal é fazer o monitoramento de forma frequente. Dessa maneira, você aumenta o controle em relação ao financeiro da sua empresa, evitando problemas e outros prejuízos.
Como descobrir o quanto você vendeu em 2023 e o quanto declarar no MEI?
Quando você tem acesso a esses dados, fica mais fácil fazer com que a sua empresa cresça de forma consistente.
Afinal, é essencial saber como estão as vendas do negócio e quais custos devem ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos.
Veja quais são as principais formas de descobrir o quanto você vendeu em 2023 e saber o quanto deve ser declarado no Imposto de Renda (IRPF):
1. Identifique suas fontes de recebimento
A maior parte das empresas aceita diferentes formas de pagamento. Alguns clientes preferem pagar por Pix, enquanto outros gostam de usar o cartão de crédito para acumular milhas.
Também há aqueles que ainda preferem o tradicional boleto. Ao identificar todas as fontes, você já dá o primeiro passo para saber o quanto recebeu, entendendo quais são as origens do recebimento.
Depois disso, concilie cada uma delas. Por exemplo, se você possui uma máquina de cartão ou link de pagamento, pegue o extrato mês a mês para saber o quanto vendeu dentro de cada mês
2. Conta corrente
Se você recebe por Pix ou transferência bancária, é recomendado tirar o extrato da sua conta. Dentro do extrato, você irá identificar todos os seus ganhos provenientes das vendas.
Com isso, conseguirá somar tudo o que foi vendido e recebido através da sua conta. No entanto, o resgate do cartão (que também é registrado na sua conta) não deve entrar na somatória.
Afinal, você já incluiu o cartão ao obter esse extrato. Portanto, quando identificar, por exemplo, o depósito do cartão, não o inclua na conta.
Nesse momento, vamos nos atentar aos pagamentos por Pix e transferência bancária. É importante lembrar da importância de separar a sua conta física da sua conta jurídica.
Além de evitar problemas legais relacionados à sua empresa, a separação das contas aumenta o seu controle financeiro em relação aos gastos e ao faturamento da empresa.
De qualquer forma, se você recebeu pagamentos na pessoa física, também deve considerar esses ganhos.
3. Dinheiro em espécie
As pessoas estão cada vez menos usando dinheiro em espécie para fazer pagamento, principalmente se considerarmos o ambiente digital.
Contudo, se você recebe pagamentos dessa forma, é importante registrá-los, pois eles devem ser declarados também.
E como nesse caso é mais fácil esquecer as transações, você precisa anotá-las em uma planilha. Com isso, consegue acompanhar melhor esses ganhos.
Declaração do Imposto de Renda (IR)
Com essas informações, você poderá saber se precisa fazer a declaração do seu Imposto de Renda.
O controle financeiro frequente te ajuda a gerenciar melhor todos os dados e informações importantes que devem constar na declaração.
Se você deixar para fazer tudo de uma vez, pode se confundir e cometer erros, que muitas vezes, acarretam prejuízos financeiros.
Portanto, a melhor opção é fazer o controle semanal e mensal.
O trabalho de um contador especializado é essencial para você acompanhar a saúde financeira da sua empresa, fazer declarações de forma correta e economizar custos relacionados ao pagamento de tributos.
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