Abrir uma empresa é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, muitos acabam desistindo desse objetivo porque acreditam que é um processo caro e burocrático.
De fato, há diversos processos e custos envolvidos. Porém, temos uma boa notícia: atualmente, está muito mais acessível abrir o próprio negócio.
Mas afinal, quanto custa empreender? O que é necessário considerar antes de abrir um CNPJ?
É isso que vamos te mostrar no artigo de hoje! Continue a leitura e saiba mais.
Também gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
O que você precisa saber antes de abrir uma empresa?
Antes de tudo, é importante lembrar que a abertura envolve diferentes etapas.
É necessário obter a validação do município, da Receita Federal, do estado e da Junta Comercial.
Basicamente, estamos falando de um contrato social, que permite que você tenha um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
Ou seja, vamos abrir a empresa em quatro esferas. Assim, podemos explicar melhor quais são os custos que fazem parte de cada etapa.
Município
Por exemplo, na prefeitura da sua cidade, existe a taxa de fiscalização de funcionamento.
É um custo anual. Então, dependendo de quando você abrir a empresa, a taxa será proporcional ao número de meses que ainda restam no ano.
Ao abrir em janeiro, por exemplo, você pagará a taxa integralmente.
Como é um custo recorrente, não deve ser considerado apenas quando você abrir a sua empresa.
Junta Comercial
A Junta Comercial é um órgão público que realiza e armazena registros de atividades relacionadas a empresas.
Cada estado tem uma Junta Própria, que segue as regras estabelecidas pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), órgão central do Sistema Nacional de Registro Mercantil (SINREM).
Embora sejam órgãos autárquicos, estão subordinados à Secretária da Fazenda.
Mas qual é o valor cobrado pela Junta Comercial?
Bom, isso depende do estado em que você deseja abrir a sua empresa.
No Estado de São Paulo, há taxas a partir de R$ 189,00, mas é claro, isso varia de acordo com o tipo de empresa.
Se for ME, por exemplo, você conta com isenções, o que pode tornar os custos um pouco mais vantajosos para quem deseja empreender.
Receita Federal
Essa etapa já é um pouco mais complexa. Mesmo assim, como falamos, os processos foram simplificados nos últimos anos, o que facilitou a vida de quem sonha com o próprio negócio.
Só que aqui, as taxas que você irá pagar, são pertinentes à Junta Comercial e ao estado.
É necessário pagar a Dare (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais), que também muda de acordo com o estado em questão.
Contador
Também tem o custo da empresa de contabilidade.
Então, é importante ver quanto cada empresa cobra.
Entretanto, não considere apenas o preço na hora de contratar os serviços de uma empresa de contabilidade, mas também, o valor agregado e o custo-benefício.
Um serviço de qualidade te ajuda a poupar tempo e muito incômodo lá na frente, resultando em economia de recursos financeiros.
Quais são os outros custos para abrir uma empresa?
Agora você já sabe quais são todas as principais etapas e custos na abertura de uma empresa.
Mas também precisamos considerar que podem ter outros gastos envolvidos nesse processo, que vão além do ponto de vista legal para a abertura.
Um deles é o investimento inicial. Nos últimos anos, tornou-se mais simples ter o próprio negócio. Ainda assim, há custos iniciais que devem ser levados em conta.
O investimento inicial se refere àquilo que você precisa para abrir o próprio negócio.
Você terá que ter um espaço físico ou irá trabalhar na sua casa?
Caso precise alugar um imóvel comercial, os custos serão um pouco maiores.
Outro custo que muitas vezes passa despercebido é o registro de marca.
Caso você não registre o seu negócio, você pode perder o direito de uso e ser obrigado a trocar o nome da sua empresa futuramente.
Para evitar que isso aconteça e você tenha que lidar com mudanças indesejadas e mais custos, o ideal é registrar a sua marca logo no início das operações.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!