A importação simplificada traz vários benefícios para pequenos e médios empreendedores que desejam expandir seus negócios.
Entretanto, sua praticidade também pode gerar dúvidas relacionadas aos valores permitidos para cada importação.
Afinal, qual é esse limite? Mesmo com algumas mudanças relacionadas à compra de produtos no exterior, ainda vale a pena trabalhar nesse setor? É isso que você irá descobrir agora!
Continue a leitura e saiba mais.
Também gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
O que é importação simplificada?
A importação simplificada envolve procedimentos menos burocráticos em relação a documentação, pagamentos de tributos e taxas, tornando o processo mais acessível para pequenas e médias empresas.
Como o nome já diz, é um modelo de importação mais simples, que permite que você compre produtos de qualquer lugar do mundo, mas sem lidar com regras complexas.
Assim, você consegue importar mercadorias sem ter que habilitar o radar. É importante lembrar que esse modelo está disponível também para MEI (Microempreendedor Individual).
Qual o limite da importação simplificada?
O limite para cada importação é de 3 mil dólares por importação.
Nesse valor, já está incluso o frete, valor do produto e seguro. Ou seja, a soma do montante não pode ultrapassar os 3 mil dólares.
Qual a diferença entre a importação simplificada e a importação formal?
É muito comum que os empreendedores tenham dúvidas em relação aos dois modelos.
Embora as duas sejam muito interessantes e vantajosas, é importante lembrar que para escolher a melhor opção, é importante entender a situação em questão.
Como podemos ver, a simplificada é considerada mais acessível, mas possui um limite mais baixo. Por isso, é usada por profissionais que estão iniciando seus processos de importação.
Já a importação formal, exige que você tenha uma habilitação vigente no Radar SISCOMEX.
Como trabalhar com importação simplificada?
O primeiro passo é analisar os produtos que você deseja vender. Isso permitirá decidir se é melhor ter uma loja nichada ou genérica.
Então, identifique os produtos desejados e pesquise as regulamentações alfandegárias.
Mesmo na importação simplificada, existem impostos a serem pagos. Fique atento a isso para evitar problemas com a Receita Federal.
Para trabalhar com esse tipo de importação de forma legal, é preciso preencher a Declaração Simplificada de Importação (DSI), ela será necessária para a nacionalização do produto e posterior venda pelo seu negócio.
Aqui, você precisa colocar algumas informações, como por exemplo:
• Natureza da importação;
• Dados da empresa declarante;
• Dados do importador;
• País de origem;
• Peso total e peso líquido dos produtos;
• Data de embarque;
• Classificação da mercadoria;
• Montante dos impostos.
Dicas para quem deseja trabalhar com importação simplificada em 2024
As oportunidades para quem deseja trabalhar com e-commerce continuam surgindo diariamente.
Os clientes estão fazendo cada vez mais compras pela internet e, por isso, quem trabalha com importação, pode se dar muito bem.
Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para você trabalhar com importação simplificada em 2024:
1. Entenda o Programa Remessa Conforme
O Remessa Conforme é um programa da Receita Federal que tem como finalidade agilizar os processos aduaneiros para tornar o comércio internacional mais prático e acessível.
Algumas das principais mudanças do Programa Remessa Conforme são a Isenção do imposto de importação para compras de até US$ 50 e declaração de importação e pagamento dos tributos antecipadamente.
2. Fornecedores confiáveis
Um dos principais erros de quem atua na área é não fazer pesquisas aprofundadas em relação aos fornecedores.
Lembre-se de que a escolha desses profissionais irá impactar na experiência do seu cliente.
Portanto, faça pesquisas para ver se o fornecedor é confiável, consegue lidar com os prazos estipulados, entre outros.
3. Faça um planejamento financeiro
Como você pode ver, a importação simplificada é uma forma mais simples de adquirir produtos do exterior e revendê-los no Brasil.
Ainda assim, é necessário pagar determinados tributos e lidar com diferentes custos.
Portanto, faça um planejamento detalhado sobre todos os custos envolvidos, como impostos, transporte e despesas operacionais.
Uma boa empresa de contabilidade pode te ajudar não apenas a desenvolver o planejamento, mas também, reduzir alguns custos de forma totalmente legal!
Para auxilio na parte contábil do seu negócio ou para quaisquer duvidas entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital! Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!