A emissão de nota fiscal é uma atividade que faz parte do contexto empresarial, pois além de ser uma obrigação legal, aumenta a transparência nas transações comerciais.
Contudo, há uma dúvida muito comum sobre esse procedimento: é possível emitir nota fiscal com CPF ou precisa ter um CNPJ ativo?
Para você entender mais sobre o assunto, vamos explorar melhor essa questão. Continue a leitura e saiba mais!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba tudo sobre seu segmento!
É possível emitir nota fiscal como pessoa física?
Sim, você pode emitir nota fiscal com CPF.
Apesar de ser mais comum em transações comerciais entre empresas, há casos em que pessoas físicas também podem emitir esse documento.
Entretanto, como estamos falando de uma atividade que envolve a prestação de serviços profissionais, muitas vezes, isso não é recomendado.
Profissional autônomo pode emitir nota fiscal com CPF?
A prática de emitir nota fiscal sem CNPJ é comumente utilizada por profissionais autônomos, como médicos, advogados, consultores, entre outros, que prestam serviços de forma independente.
Ao emitir a nota, o profissional está registrando a prestação do serviço e formalizando a transação.
O documento também serve como um comprovante de que o serviço foi realizado e possibilita ao cliente utilizar o valor pago como dedução de despesas em sua declaração de Imposto de Renda, em alguns casos.
Produtores rurais também podem utilizar seu CPF para emitir notas. Para isso, ele precisa ter a inscrição estadual ou a Inscrição de Produtor Rural (IPR) no estado em que a atividade é desenvolvida.
É importante relembrar que mesmo os profissionais que podem emitir notas apenas com seu Cadastro de Pessoa Física, precisam cumprir as obrigações tributárias e fiscais relacionadas à emissão de notas fiscais, como o recolhimento dos impostos devidos.
Também é recomendado analisar as regulamentações específicas do estado e município em que o serviço está sendo prestado, pois requisitos adicionais podem existir.
Como emitir nota fiscal com CPF?
Para começar a emitir notas fiscais utilizando seu CPF, é necessário realizar a inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Esse cadastro irá gerar um código de serviço válido, que permitirá a emissão das notas.
Depois, reúna os documentos necessários. Você vai precisar do número do seu CPF, um documento de identidade e comprovante de residência.
Além de dados básicos, forneça informações como a descrição detalhada dos produtos ou serviços, valores, impostos incidentes, entre outros.
E como existem diferentes tipos de notas fiscais, também é interessante verificar qual é o modelo adequado para o seu tipo de atividade e região.
Você também pode adquirir um Certificado Digital. Embora não seja obrigatório para emitir nota fiscal com CPF, sua utilização apresenta algumas vantagens, como autenticidade e integridade.
Guarde uma cópia da nota fiscal emitida de acordo com as obrigações legais. Dependendo do modelo escolhido e das regras do estado, você vai precisar enviar a nota fiscal eletronicamente para o destinatário ou para o órgão fiscalizador.
Quais as vantagens de emitir nota fiscal com CPF?
Uma das principais vantagens é a rastreabilidade, já que ao incluir o CPF na nota é possível rastrear e identificar de forma precisa o comprador ou beneficiário da transação.
Outra vantagem significativa é a segurança nas transações.
Aliás, ao emitir nota fiscal com CPF, estimula-se a formalização das transações comerciais, o que ajuda a regularizar as atividades econômicas. Essa prática promove a transparência nas transações e desencoraja a sonegação fiscal, uma vez que as transações ficam registradas.
Quais as vantagens de formalizar o seu negócio?
Como você pode ver, em alguns casos, é possível emitir notas fiscais sem um CNPJ.
Mesmo assim, é importante lembrar que a abertura de um CNPJ traz algumas vantagens, como a formalização do seu negócio.
A formalização amplia as oportunidades e traz mais credibilidade ao seu negócio.
E empresas registradas como pessoa jurídica podem se beneficiar de regimes tributários específicos, como o Simples Nacional!
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital!
Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!