Uma empresa, independentemente do seu porte ou setor de atuação, necessita da atenção cuidadosa de diversos profissionais para garantir sua gestão e cumprimento das obrigações legais.
É importante lembrar que o papel do contador vai muito além de registrar transações financeiras. Ele desempenha um papel importante no planejamento tributário e declarações fiscais, fornecendo informações valiosas sobre o processo de tomada de decisões.
Nesse contexto, surge a seguinte dúvida: será que uma empresa sem movimento precisa de contador?
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos tirar suas dúvidas em relação a esse assunto.
Continue a leitura e saiba mais!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba tudo sobre seu segmento!
O que é empresa sem movimento?
Uma empresa sem movimento é aquela que não possui movimentação operacional.
Ou seja, ela não está vendendo produtos ou prestando serviços.
Embora nenhuma atividade que gera receita esteja sendo realizada, outras movimentações podem acontecer, como por exemplo, movimentação não operacional.
A empresa deixou de prestar serviços e produzir. Contudo, ela ainda existe. Isso significa que as obrigações fiscais continuam existindo.
Empresa sem movimento precisa de contador?
Como você acabou de ver, mesmo que a empresa não tenha movimentações financeiras relevantes, ela possui obrigações, como declarações fiscais e elaboração de demonstrações financeiras.
Portanto, uma empresa sem movimento precisa de um contador, pois ele garante que o negócio esteja em conformidade com as leis.
Também é importante lembrar que a empresa em questão pode retomar suas atividades no futuro. Nesse caso, um contador pode auxiliar na organização e na correta manutenção dos registros contábeis, facilitando o acesso a informações financeiras.
Uma empresa sem movimento também está sujeita a riscos contábeis e fiscais. E o trabalho de um profissional ajuda a identificar possíveis problemas e a pensar em soluções preventivas.
Por que uma empresa sem movimento precisa de contador?
Há alguns motivos pelos quais uma empresa sem movimento também precisa de contador.
O primeiro motivo, sem dúvida alguma, são as obrigações legais, já que ainda há atividades e processos que precisam ser entregues e concluídos.
Já os registros contábeis também precisam estar devidamente atualizados, o que inclui informações como transações financeiras e elaboração de balanços patrimoniais.
O contador irá auxiliar na organização e planejamento dos registros.
Outra questão importante aqui é a consultoria financeira, pois, mesmo em empresas sem movimento, podem surgir problemas e dúvidas que exigem o conhecimento especializado de um profissional.
Então, o contador irá orientar em relação a análise financeira e planejamento tributário.
Vale a pena manter uma empresa sem movimento?
Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois tudo depende da situação.
Por exemplo, imagine que você irá estruturar alguns processos internos e voltar a movimentar o negócio nos próximos meses. Aqui, pode valer a pena manter a empresa sem movimento por um determinado período.
Você irá se organizar em relação ao que pretende fazer e, assim, após esse período, a empresa voltará a prestar serviços e gerar receita.
Agora, caso você não tenha nenhum projeto no curto ou no médio prazo em relação ao negócio, pode sem que a melhor opção seja dar andamento em um processo conhecido como baixa da empresa. Assim, todas as suas obrigações serão encerradas.
Porém, lembre-se de que essa decisão envolve diversos fatores, como a sua realidade financeira e objetivos pessoais e profissionais.
Então, antes de tomar qualquer decisão, converse com um contador para entender o que pode ser mais adequado ao seu caso.
O que é baixa de CNPJ?
A baixa ou encerramento de CNPJ, é o processo no qual o empreendimento solicita o cancelamento formal de seu registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Isso é necessário quando você decide encerrar as suas informações de forma definitiva.
A baixa de CNPJ garante que a empresa não seja mais considerada ativa nos registros públicos e nos órgãos governamentais.
O processo envolve diferentes etapas e requer a apresentação de documentos específicos.
Para encerrar uma empresa, normalmente é preciso cumprir alguns passos importantes, como encerrar as obrigações fiscais e trabalhistas, cancelar as inscrições estaduais e municipais, resolver todas as pendências financeiras e entregar os documentos necessários aos órgãos responsáveis.
O auxílio de um contador ou consultor jurídico é importante para orientar e realizar a baixa de CNPJ, evitando complicações futuras.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital!
Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!