Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. A flexibilidade, liberdade de horários e possibilidade de expansão, faz com que muitas pessoas escolham o caminho do empreendedorismo.
Entretanto, há vários desafios no gerenciamento do negócio e algumas empresas podem ficar sem movimento ou inativas.
Apesar de parecer a mesma coisa, é importante mencionar que estamos lidando com conceitos diferentes.
E se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba tudo sobre seu segmento!
O que é uma empresa sem movimento?
Uma empresa sem movimento é aquela que, por algum motivo, não está tendo movimentação operacional.
Ou seja, ela não está envolvida com a venda de produtos ou prestação de serviços.
Isso ocorre devido a diversas situações:
• Empresa recém-criada: quando uma empresa é estabelecida, pode demorar um tempo para ela iniciar suas operações. Nesse período, ela é considerada sem movimento, pois ainda não começou suas atividades.
• Paralisação temporária: a paralisação temporária em uma empresa ocorre quando as atividades comerciais e operacionais são interrompidas por um período. Durante a pausa, o empreendimento suspende a produção e a prestação de serviços.
• Empresas sazonais: algumas empresas operam apenas em determinados períodos do ano. Durante os outros meses, essas empresas estão sem movimento.
Exemplo de empresa sem movimento
Imagine uma empresa que está sem movimentos financeiros, mas que fez uma venda do patrimônio.
Durante alguns anos, ela ficará sem movimento, mas recebendo recursos devido a venda realizada.
Embora tenha movimento financeiro, não terá movimento fiscal.
O que é uma empresa inativa?
Uma empresa inativa não realiza nenhum tipo de atividade profissional durante um ano-calendário, mas não fechou oficialmente suas portas.
Ela pode ter cessado suas operações ou se tornado inativa por não ter condições de conduzir os negócios de forma viável.
Há alguns motivos pelos quais um empreendimento pode se tornar inativo, como por exemplo:
• Encerramento voluntário: empresas podem decidir encerrar suas atividades profissionais por diversos motivos. O mais comum é a dificuldade financeira. Contudo, isso pode ter acontecido porque os empreendedores decidiram seguir outros caminhos.
• Falência: se uma empresa não consegue pagar suas pendências financeiras, ela pode ser declarada falida e, assim, iniciar um processo de falência. Os ativos podem ser liquidados para pagar os credores.
Exemplo de empresa inativa
Imagine uma empresa que vendia calçados em uma loja no centro da cidade. Devido às dificuldades financeiras e falta de demanda, a empresa não teve outra escolha e foi forçada a interromper suas operações.
Ela fechou suas portas e até mesmo removeu o estoque de calçados. Apesar de manter o registro legal, não está gerando receitas.
Além disso, tem pendências como o pagamento de dívidas ou impostos.
Esse é um caso em que o processo de fechamento irá ser solicitado, o que inclui o encerramento das obrigações e a baixa dos registros comerciais.
Como fechar uma empresa inativa?
Antes de tudo, é importante verificar a existência de pendências, pois para as atividades serem encerradas, as pendências precisam ser sanadas.
Isso inclui obrigações trabalhistas e débitos relacionados a tributos municipais, estaduais e federais.
Quando tudo estiver regularizado, o encerramento das atividades poderá ser solicitado. Assegure-se de que todos os impostos devidos tenham sido pagos antes de finalizar o processo de encerramento
O pedido é feito através do distrato social, um documento que finaliza a relação entre sócios de um negócio.
Basicamente, esse documento é uma espécie de contrato que põe fim às responsabilidades contratuais e societárias.
Contudo, para fazer isso, todas as partes envolvidas precisam estar de acordo.
No Distrato Social, é importante incluir o motivo pelo qual a empresa será encerrada, além de fornecer detalhes sobre como o patrimônio da empresa será dividido entre os sócios. Esse documento é registrado na Junta Comercial!
Depois disso, você irá preencher o Cadastro Sincronizado Nacional da Receita Federal.
Após concluir os procedimentos relacionados ao fechamento de uma empresa inativa, será feita a baixa definitiva do CNPJ, da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal, encerrando oficialmente todos os registros do negócio.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital!
Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!