O dropshipping nacional se tornou uma opção cada vez mais popular para empreendedores que desejam vender produtos de forma online sem precisar se preocupar com o estoque físico de produtos.
Ao optar por fornecedores locais, os empreendedores podem reduzir o tempo de entrega e os custos de envio, proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória aos consumidores.
Além disso, a intermediação dentro do país pode ajudar a evitar problemas alfandegários e questões relacionadas à importação, simplificando os processos operacionais.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! Vamos explicar como tudo funciona.
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Dropshipping nacional como forma de intermediação: quando e como acontece?
No dropshipping, o empreendedor atua como intermediário entre fornecedores e clientes, utilizando uma plataforma online para promover produtos.
O profissional irá pesquisar e selecionar fornecedores confiáveis dentro do Brasil, estabelecendo novas parcerias comerciais.
Ou seja, o pedido do cliente será recebido e o empreendedor irá repassar as informações para o fornecedor, que, por sua vez, irá enviar o produto diretamente para o consumidor.
No dropshipping, a intermediação é equivalente à representação comercial.
Isso acontece quando há contratos com empresas nacionais. Afinal, quando um profissional atua como um representante, ele desempenha o papel de intermediário, conectando fornecedores e empresas.
Para você entender melhor, vamos dar um exemplo.
Imagine um empreendedor que atende exclusivamente uma grande rede de artigos esportivos. Ou seja, as pessoas e empresas que desejam comprar produtos dessa loja, podem fazer a compra através das plataformas virtuais disponibilizadas pelo empreendedor.
Ou seja, ele entra em contato com a empresa em questão, faz o pedido e manda para a rede de artigos esportivos, que fará a venda direta para o cliente final. A empresa também irá emitir a nota para o consumidor.
O empreendedor irá receber o valor referente a comissão pela venda.
Nesse cenário, o dropshipping nacional é caracterizado como uma intermediação.
Quais cuidados devem ser tomados?
O dropshipping nacional oferece diversas oportunidades de ganho e atração de clientes para aqueles que desejam trabalhar com vendas na internet, mas não podem ou não querem lidar com o estoque físico de produtos.
Entretanto, há alguns cuidados que devem ser tomados aqui.
Quando a empresa tira a nota fiscal do produto para o seu negócio, e, você vende esse produto para o cliente final, na verdade, é você que está sendo o consumidor do produto.
Então, você tem a transferência de responsabilidade para emitir a nota fiscal de venda ao cliente final.
Na prática, há um diferencial entre as duas modalidades.
As duas opções estão disponíveis, mas é preciso prestar atenção, porque elas são bem diferentes.
Um representante de uma marca, está prestando um serviço, já que está intermediando a negociação entre clientes e a empresa fornecedora.
Mas quando você adquire essa mercadoria e a empresa coloca você como comprador, você passa a ser o revendedor. Consequentemente, irá emitir uma nota fiscal de venda.
Caso não seja essa a situação e você está apenas representando a marca, podemos dizer que há intermediação no dropshipping nacional.
Qual a importância da contabilidade no dropshipping nacional?
A contabilidade desempenha um papel de extrema importância no contexto do dropshipping nacional. Esse modelo de negócio, que envolve a intermediação entre fornecedores e clientes, exige uma gestão financeira eficiente para manter a continuidade dos negócios.
Uma das principais razões pelas quais a contabilidade é importante no dropshipping é o registro e o controle financeiro.
O profissional irá lidar diretamente com transações financeiras, como entrada de receita das vendas, custos de aquisição dos produtos, despesas operacionais, entre outros.
Tudo deve ser anotado, para que assim, seja possível obter uma visão clara da saúde financeira do negócio, ajudando os empreendedores a tomarem decisões baseadas em dados confiáveis e atualizados.
Além disso, a contabilidade é importante para a análise da rentabilidade, já que irá analisar as margens de lucro e identificar os produtos mais lucrativos.
No dropshipping nacional, é necessário lidar com determinados tributos. E a contabilidade, nesse contexto, garante que as obrigações fiscais sejam cumpridas.
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