Você já ouviu falar sobre precificação de um produto ou serviço? Ao contrário do que muitos profissionais pensam, esse conceito de precificar não se trata apenas de estipular o preço para um produto.
Na verdade, trata-se de uma tarefa que envolve a análise de fatores tanto internos quanto externos.
E se você tem o seu próprio negócio, mas está com dificuldades para precificar os itens que vende, continue a leitura deste artigo, pois vamos explicar tudo sobre o assunto.
O que é precificação?
A precificação se refere ao ato de definir preços para mercadorias, produtos ou serviços. O preço de venda é uma das atividades mais importantes para as empresas, pois impacta diretamente no lucro das vendas.
Para garantir a viabilidade financeira do negócio e garantir que as finanças estejam equilibradas, é essencial que o valor atribuído aos produtos ou serviços cubra não apenas todos os gastos operacionais, mas também proporcione lucro para o empreendimento e os funcionários.
Os preços estipulados também devem acompanhar os padrões da concorrência, já que os consumidores fazem pesquisas antes de decidir adquirir um determinado produto ou serviço.
Somente assim se torna possível manter a saúde financeira e todas as atividades operacionais, garantindo a satisfação do cliente e o lucro da empresa.
Por que precificar é tão importante para o seu negócio?
Precificar é um dos principais pilares de qualquer empreendimento de sucesso.
Ao estipular um preço, é importante lembrar que ele não pode ser muito alto para não afastar clientes, mas também não deve ser muito baixo para não comprometer a saúde financeira.
Afinal, toda empresa precisa lidar diariamente com diversos custos, que impactam no valor final da mercadoria ou do serviço.
Uma estratégia adequada permite que a empresa mantenha sua posição competitiva no mercado, otimizando ao máximo todos os recursos disponíveis.
Além disso, também contribui para a construção de uma marca sólida e confiável.
Como fazer a precificação de produtos?
Como vimos, esse conceito é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente do tamanho, setor de atuação e tempo no mercado.
Para te ajudar, vamos te mostrar como fazer a precificação passo a passo:
1. Considere os custos
O primeiro passo é calcular o custo do produto. E aqui há um ponto importante: estamos falando de item por item.
Quantos itens você possui no seu estoque? Cada um deles será analisado individualmente.
Para alguns produtos, é possível aplicar uma margem de lucro maior na hora de precificar. No entanto, em outros, é preciso trabalhar com uma margem menor, devido à grande concorrência ou à entrada de produtos novos no mercado.
Não é possível estabelecer uma única margem de lucro para todos os produtos. É justamente nesse momento que a análise individual dos custos de cada produto vai te ajudar a montar uma precificação adequada, de acordo com os recursos disponíveis e as particularidades de cada item.
Se você está realizando muitas vendas, mas percebeu que não está lucrando como deveria, é hora de analisar melhor todos os custos envolvidos e, se necessário, mudar os preços dos produtos na sua loja.
2. Considere as despesas
De maneira geral, custos e despesas são conceitos relacionados, já que estão ligados à saída de caixa de uma empresa.
Entretanto, não se tratam da mesma coisa. As despesas, na verdade, estão associadas à manutenção de um negócio. Existem despesas fixas, que ocorrem todos os meses, e despesas variáveis, cujo valor pode mudar mensalmente de acordo com o volume de vendas.
Quanto às despesas fixas, podemos mencionar o valor do aluguel, IPTU, salários da administração, entre outros.
Já em relação às despesas variáveis, temos exemplos como a despesa com ADS, manutenções de equipamentos, entre outros.
3. Respeite a margem de lucro estabelecida para cada produto
Não basta apenas aumentar o número de vendas: é importante ter bons resultados financeiros e fechar o mês no azul.
Mas, como mencionamos, para definir a margem de lucro, analise de maneira individual os custos de cada um dos produtos que você vende na sua loja virtual.
Além disso, não há um número mágico, isto é, uma margem de lucro que se aplique a todos os tipos de empresa.
Portanto, você deve buscar um equilíbrio entre despesas e lucro, para não afastar os clientes ou então, ter prejuízos financeiros, já que preços muito baixos comprometem o lucro.
Todos os gastos serão colocados em uma planilha para que assim, você defina a margem de lucro para aquele produto em questão.
E depois que você definir a margem, é importante segui-la, ou seja, aplicá-la no seu negócio. Com a análise dos números, você consegue entender exatamente o que é mais lucrativo para o seu negócio.
Assim, poderá compreender que muitas vezes, um determinado desconto ou promoção não é a melhor estratégia para a empresa, pelo menos naquele momento.
4. Markup
A margem de lucro trata-se da porcentagem de lucro que você quer atingir com as vendas de um produto, enquanto o markup é um índice usado na formação do preço de venda.
Sendo assim, o markup é o lucro desejado. Apesar de não poder ser visto de forma isolada ao precificar, ele pode servir como um ponto de partida inicial.
Para fazer o cálculo do markup, você deve levar em conta as despesas fixas, variáveis e a margem de lucro presumida.
Com isso, poderá definir um limite para descontos e aumentar a segurança nas negociações.
5. Estude o mercado
Outro ponto muito importante na hora de montar uma estratégia de precificação é estudar o mercado e a concorrência.
Veja o que outros profissionais que atuam na mesma área que você, e que já alcançaram o sucesso que você almeja, estão fazendo. Isso ajuda a entender se o preço está muito acima ou abaixo do mercado, pois, como mencionamos, esses erros podem comprometer o seu lucro e o número de vendas.
Será que você está realmente competitivo no seu mercado?
Ao realizar um estudo profundo, torna-se mais fácil obter essa resposta. Aliás, essa análise é ainda mais importante se você estiver começando suas operações ou mudando sua estratégia de vendas.
Existe uma forma mais fácil de fazer esse calculo através da Calculadora do Preço Certo!
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