Quer definir o CNAE do seu negócio, mas não sabe como começar? Toda empresa, independentemente de vender produtos ou prestar serviços, deve se enquadrar em algum CNAE.
Embora o termo não seja tão conhecido, ele é fundamental para quem deseja empreender e criar um negócio estruturado.
E se você não sabe o que é e como funciona na prática, fique tranquilo! No artigo de hoje, vamos explicar tudo sobre o assunto.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
Também gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
O que é CNAE?
CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Seu objetivo principal é delimitar o segmento que uma empresa faz parte e quais atividades ela pode exercer.
Cada CNAE representa uma atividade econômica. Esses códigos são compostos por sete dígitos e são usados para identificar e registrar as atividades das empresas nos níveis municipal, estadual e federal.
Os primeiros números representam a categoria principal, enquanto os outros, trazem detalhes sobre a área em questão.
A CNAE se aplica para todas as empresas privadas e públicas, instituições sem fins lucrativos e até agentes autônomos (pessoas físicas).
A tabela possui as seguintes divisões:
· 1º nível: 21 Seções;
· 2º nível: 87 Divisões;
· 3° nível: 285 Grupos;
· 4º nível: 673 Classes;
· 5º nível: 1301 Subclasses.
Qual a importância da CNAE?
A CNAE é necessária para você obter um CNPJ e, assim, formalizar o seu negócio.
Ela fornece um sistema padronizado para classificar atividades econômicas, facilitando a comparação de empresas de setores e regiões diferentes.
Como os governos a utilizam para estabelecer regras e regulamentos para cada setor, a CNAE é importante para a regulamentação e tributação de organizações.
Além disso, também pode ser útil para negócios que desejam fazer pesquisas de mercado e ganhar vantagem competitiva. Isso ocorre porque elas segmentam o mercado-alvo de acordo com as atividades econômicas, auxiliando na definição de estratégias de marketing.
Como ver a CNAE da empresa?
Para ver a CNAE da empresa, você pode acessar o site do IBGE e encontrar a tabela disponível.
O sistema de busca online permite que você pesquise códigos ou atividades econômicas.
No tópico ‘estrutura’, você consegue verificar a lista com as divisões de atividades e identificar em qual o seu negócio se enquadra.
Como escolher a CNAE para o seu negócio?
A melhor forma de fazer isso é conversar com um contador especializado, que possui o conhecimento necessário para identificar a CNAE mais apropriada a cada negócio.
Para descobrir o código de atividade, você irá analisar as principais operações do seu negócio, se irá prestar algum tipo de serviço, quais produtos vai vender, entre outros.
Esses fatores te ajudam a decidir se você terá apenas uma CNAE ou mais.
Aliás, o que acontece quando uma empresa possui várias atividades?
Nesse caso, o primeiro passo é definir qual é a atividade principal. Depois disso, as opções disponíveis vão se tornando mais específicas.
Fique atento às classes e subclasses
As classes e subclasses possuem notas explicativas com uma descrição.
Os campos mostram as atividades que estão incluídas em cada categoria, para facilitar a compreensão em relação a classificação.
CNAE para MEI
Quando se trata de CNAE para MEI, o processo é um pouco diferente.
As atividades permitidas não envolvem profissões que exercem trabalho intelectual, de natureza científica, literária ou artística.
Atualmente, há mais de 460 atividades permitidas para MEI. O profissional pode ter até 16 registradas, mas apenas uma é a primária, enquanto as demais são secundárias.
A primeira atividade é aquela que traz mais retorno financeiro para o seu negócio. Isso significa que as outras não podem ultrapassar o retorno da atividade que mais traz lucro ao negócio.
Caso isso ocorra, é preciso alterar o CNAE do MEI.
Para fazer a alteração, entre no Portal do Empreendedor e acesse o quadro serviços para MEI.
A escolha da CNAE é muito importante para a sua empresa. Portanto, faça essa escolha com calma, analisando a principal atividade do seu negócio e as atividades secundárias.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!