Quem quer administrar um negócio de sucesso, precisa entender a importância do capital de giro.
É normal que a empresa passe por momentos difíceis, em que as contas não fecham e os lucros diminuem. Nessas horas, ter a quantia disponível para cobrir as despesas diárias faz toda a diferença.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos te mostrar o que é capital de giro, destacando a sua importância para a saúde financeira de um negócio e fornecendo orientações sobre como calcular esse indicador fundamental.
Continue a leitura e saiba mais!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
O que é capital de giro?
O capital de giro é o caixa que a empresa possui para cumprir suas obrigações fiscais.
Ou seja, refere-se à quantia reservada por uma empresa para garantir a realização de suas operações de forma contínua e a manutenção dos padrões de qualidade.
Isso inclui custos básicos, pagamento de impostos e compromissos estabelecidos com fornecedores e colaboradores, por exemplo.
Com os recursos de capital de giro, a organização tem a capacidade de pagar as despesas enquanto espera pelos pagamentos decorrentes das vendas e contratos de serviços.
Quando deve ser aplicado?
O ideal é que o capital de giro seja elaborado já na abertura da empresa, pois no início, normalmente, o empreendimento precisa lidar com várias despesas imediatas e imprevistos.
Os recursos financeiros ajudam a cobrir os custos iniciais enquanto o empreendedor ainda está construindo sua base de clientes.
Entretanto, na maioria das vezes, as pessoas começam a se planejar em relação a isso apenas no meio do caminho, isto é, quando a empresa já se estabeleceu.
O fato é que ele deve ser aplicado de forma contínua ao longo das operações de um negócio.
Durante as operações diárias, ele pode ser utilizado para pagar salários, comprar matéria-prima, despesas com impostos, entre outros.
Se você está pensando em expandir seus negócios, pode considerar o aumento das necessidades de capital de giro para sustentar o crescimento.
Como calcular o capital de giro?
O cálculo é relativamente simples.
De um lado, você irá calcular as despesas da empresa (salário, aluguel, luz, insumos) e do outro, irá considerar o seu poder aquisitivo (pagamentos a receber, estoque).
Essa é a fórmula usada no cálculo:
• Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante
Se o resultado for positivo, isso mostra que a empresa possui mais ativos circulantes, o que demonstra uma boa saúde financeira.
Porém, se a empresa possui mais passivos circulantes, pode ser que o negócio esteja passando por dificuldades financeiras, já que a empresa não possui os fundos necessários para cumprir suas responsabilidades no curto prazo.
Mas afinal, como alcançar o valor ideal?
A primeira forma é diminuir as despesas, para que assim, você retenha mais receitas.
Em alguns casos, a opção mais adequada é recorrer a um empréstimo bancário para pessoas jurídicas ou explorar a possibilidade de contar com um sócio que esteja disposto a contribuir financeiramente para promover o crescimento e a estabilidade da empresa.
Em relação ao empréstimo, lembre-se de que será necessário pagar juros futuramente. Esses gastos devem ser considerados no seu planejamento financeiro.
O ideal é avaliar as suas condições e possibilidades no momento, para que você possa escolher a opção mais adequada ao seu negócio.
Qual a importância do capital de giro?
O capital de giro é um fator extremamente importante para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou do setor de atuação.
Ele garante que um negócio possa obter recursos financeiros para pagar suas despesas imediatas.
Como ele está diretamente ligado ao fluxo de caixa, deve sempre ser considerado no planejamento financeiro.
Por exemplo, imagine que em um determinado mês, uma empresa precise contratar mão de obra extra e comprar insumos. É aqui que o capital de giro entra em cena, já que ele pode ser usado para pagar funcionários temporários e adquirir insumos.
Sem o capital adequado, a empresa fica sem recursos para lidar com despesas, correndo o risco de atrasar entregas, o que a deixa mais vulnerável.
Para melhorar o capital de giro, é necessário monitorar de perto a saúde financeira da sua empresa. Entenda quais são os principais gastos e receitas e o que pode ser feito para reduzir despesas.
Nesse caso, o planejamento é o ponto-chave de qualquer negócio.
Antes de tomar uma decisão financeira, avalie custos, possibilidades, entradas e outros fatores que afetam a gestão do negócio.
Para auxilio no seu negócio conte com a Atlantis na parte contábil, basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!