A escolha do regime de tributação é uma etapa crucial ao abrir um CNPJ.
Essa decisão irá impactar diretamente nos impostos que a empresa irá pagar e nas obrigações tributárias. Sendo assim, a escolha correta deve ser feita logo no início.
Para você entender melhor sobre o assunto, vamos explicar melhor sobre as diferenças entre o Simples Nacional x Lucro Presumido!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba tudo sobre seu segmento!
O que é Simples Nacional?
O Simples Nacional é um regime tributário simplificado no Brasil, exclusivo para micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Basicamente, esse regime permite o recolhimento de vários tributos em uma única guia. As alíquotas são progressivas, isto é, variam de acordo com o faturamento bruto da empresa.
A tabela de alíquotas diferenciadas, conhecida como Anexo, muda de acordo com a atividade econômica da empresa.
Certos anexos estão associados a diferentes faixas de faturamento e taxas específicas, assegurando que a tributação seja proporcional ao tamanho da empresa.
O que é Lucro Presumido?
O Lucro Presumido é um método de tributação no qual a Receita Federal estabelece uma suposição de lucro como base de cálculo para o Imposto de Renda (IR) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
É uma das maneiras mais fáceis de a Receita Federal calcular e cobrar impostos de um negócio.
No Lucro presumido, utiliza-se uma margem de lucro pré-fixada para estabelecer os valores dos tributos.
Como definir o melhor regime tributário do seu negócio?
Além de impactar no custo de aquisição e preço de venda de determinados produtos, alguns regimes tributários são mais simples e menos burocráticos.
E existem alguns fatores que devem ser analisados na hora de fazer essa escolha, como por exemplo:
Tipo de atividade da empresa
Algumas atividades não são permitidas no Simples Nacional ou possuem restrições específicas.
Portanto, é necessário verificar se a atividade principal do seu negócio se enquadra nesse regime.
Para saber se a atividade se enquadra no Simples Nacional, encontre e defina os CNAEs da sua atividade com a ajuda de um contador especializado.
Faturamento anual
Verifique se o faturamento anual do negócio está dentro dos limites estabelecidos para cada um dos regimes tributários.
No Simples Nacional, os limites costumam ser mais baixos. Já no Lucro Presumido, o limite de faturamento anual é de R$ 78 milhões.
Carga tributária
A carga tributária refere-se ao valor total dos impostos que a empresa deverá pagar em relação ao seu faturamento.
No Simples Nacional, os tributos são calculados de forma simplificada, com alíquotas progressivas aplicadas sobre o faturamento bruto.
Normalmente, para pequenas e micro empresas, o Simples Nacional costuma ser mais interessante, já que resulta em uma carga tributária mais baixa, quando comparado ao Lucro Presumido.
Só que a análise não leva em conta apenas as alíquotas de impostos, mas também, outros fatores como despesas dedutíveis em cada regime tributário.
Planejamento fiscal
O planejamento fiscal exerce um papel importante na escolha do melhor regime, já que ele analisa de forma estratégica questões tributárias, sempre com a finalidade de maximizar os benefícios fiscais dentro dos limites legais.
Um planejamento adequado resulta em economias de impostos e otimização dos recursos financeiros de uma empresa.
Ao entender as características de cada regime e identificar oportunidades de redução de impostos, torna-se mais fácil escolher o regime mais favorável em termos de carga tributária, evitando pagamentos desnecessários.
Além disso, com um bom planejamento fiscal, você terá mais facilidade para antecipar os impactos financeiros que a escolha do regime tributário pode ter na sua empresa.
Simples Nacional x Lucro Presumido: qual a importância do contador nessa escolha?
O contador exerce um papel muito importante na escolha do regime tributário mais adequado. Sua expertise e conhecimento das leis e regulamentações permitem uma análise precisa e confiável, levando em consideração diversos aspectos.
Portanto, contar com a assessoria de uma empresa de contabilidade é fundamental para otimizar a gestão financeira e evitar futuros problemas relacionados à tributação.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital!
Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!