O marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para empresas que buscam expandir sua presença online e conquistar o público-alvo.
Nesse contexto, o gestor de tráfego tem se destacado como um profissional responsável por analisar e organizar estratégias digitais, planejando ações para direcionar o fluxo de visitantes qualificados para os sites e canais digitais das empresas.
Entretanto, há uma dúvida comum entre os profissionais que atuam na área: será que um gestor de tráfego pode atuar como Microempreendedor Individual (MEI)?
Para entender mais sobre o assunto e a possibilidade de atuar como MEI, continue a leitura.
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
CNAEs Disponíveis
Para entender se um gestor de tráfego pode ser MEI ou não, primeiro, é preciso entender o que é CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Basicamente, é um sistema que tem como finalidade categorizar e identificar diversas atividades realizadas pelas empresas.
Dessa forma, tudo fica bem categorizado e organizado.
A CNAE é composta de códigos que representam setores e subsetores da economia. Cada código CNAE é designado para representar uma atividade econômica específica, e essas atividades são agrupadas com base em suas características e similaridades.
A questão aqui, é que a Receita Federal não tinha como prever a quantidade de atividades profissionais que começaram a existir nos últimos anos. Com a evolução do mercado digital, isso aumentou ainda mais.
Então, ainda não há uma atividade pré-definida e específica para cada atividade no setor.
Sendo assim, é possível fazer um compilado de CNAEs para atender diferentes atividades dentro do marketing digital.
Quando gestor de tráfego pode atuar como MEI?
O gestor de tráfego é uma atividade relativamente nova e específica, que surgiu devido às atuais necessidades do mercado.
Como é uma função recente, ainda não há um CNAE específico.
A possibilidade de um gestor de tráfego atuar como Microempreendedor Individual (MEI), pode variar de acordo com o serviço que será prestado.
Ou seja, é preciso identificar primeiro, o que você irá fazer. Afinal, há gestores de tráfego que costumam realizar parcerias em projetos que já foram lançados.
Nesse caso, ele não está exatamente impulsionando uma campanha. O que ele está fazendo é participar de um projeto.
Existem situações em que o gestor de tráfego pode se enquadrar em um código CNAE relacionado a cursos, o qual é permitido para o registro como Microempreendedor Individual (MEI).
Mas e quando não é o caso e o profissional atua somente como um gestor de tráfego?
Bom, primeiramente, para atuar como MEI, você terá que colocar parte dos CNAes necessários para configurar a atividade profissional exercida.
Já o CNAE principal, que seria o de marketing, não está disponível para um gestor de tráfego atuar como MEI.
Então, é possível iniciar a sua atividade com CNAEs específicos. E se você não possui sócios, funcionários e tem um faturamento anual de até R$ 81 mil, você está apto a ter o seu MEI.
Mas se você não se enquadra em alguma dessas opções, o MEI não é uma possibilidade. Ou seja, você precisa partir para o Simples Nacional, um outro regime tributário.
Dica para gestores de tráfego
Se você atua como gestor de tráfego, pode incluir também o CNAE de cursos, pois existem diversas possibilidades de parcerias de produção e coprodução no mercado.
Isso significa que se em algum momento, você receber uma proposta assim, estará pronto para poder fechar essa parceria e faturar mais!
A importância da contabilidade para gestores de tráfego
A contabilidade desempenha um papel fundamental para quem atua na área, já que permite uma gestão financeira e estratégica eficiente, focada nas necessidades de cada profissional e empresa.
Com uma contabilidade adequada, o gestor de tráfego consegue fazer um planejamento financeiro mais adequado aos objetivos futuros.
Além disso, a contabilidade auxilia no monitoramento de receitas, despesas e lucros relacionados às atividades do profissional.
Isso é essencial para aumentar o controle financeiro, identificar padrões de gastos e saber quais despesas podem ser eliminadas ou reduzidas.
Também é importante mencionar que um contador possui experiência e conhecimento necessário para ajudar o gestor de tráfego a tomar decisões estratégicas e avaliar a saúde financeira do negócio.
Então, ao terceirizar o financeiro, você consegue ter mais tempo para focar em outras atividades importantes, relacionadas ao marketing e a divulgação das suas atividades profissionais!
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