Será que Social Media pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum de quem trabalha na área.
Afinal, para evitar problemas com a Receita Federal e prejuízos financeiros, é importante entender qual é o regime tributário mais adequado para social media.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar o que faz um Social Media e se os profissionais que atuam nessa área podem ou não ser MEI.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba tudo sobre a profissão de Social Media!
O que faz um Social Media?
Social Media é o profissional responsável pela atualização e gestão de perfis nas redes sociais, criando estratégias de marketing digital para aumentar o alcance e a visibilidade de uma empresa na internet.
Além da gestão de perfis, esse profissional também desenvolve conteúdo estratégico, analisa métricas e interage com usuários nas redes sociais.
Na prática, o Social Media pode desenvolver funções diferentes em uma empresa.
Devido ao crescimento das mídias sociais nos últimos anos, as empresas estão cada vez mais procurando profissionais que desempenham esse tipo de serviço.
Um Social Media pode trabalhar para uma única empresa (regime CLT) ou então, prestar serviços para vários negócios.
Social Media pode ser MEI?
Infelizmente, a partir de 2023, o Social Media não pode ser enquadrado como MEI.
Isso acontece porque a Receita Federal colocou um CNAE específico para essa atividade profissional. Sendo assim, o social media precisa colocar o CNAE correto.
De qualquer forma, caso você atue na área, é possível sim abrir uma empresa solicitando o regime tributário Simples Nacional, que também possui algumas vantagens em relação a cobrança de tributos.
O que acontece se atuar com um CNAE diferente?
A escolha do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é muito importante porque é ela que define a principal atividade de uma empresa ou de um profissional autônomo.
Por isso, a escolha errada do CNAE pode trazer problemas.
Se você colocar um CNAE que se enquadra como MEI, para atuar como social media, você pode ser penalizado, pois você se enquadrou em uma atividade profissional diferente da sua.
Então, você será convidado a se desenquadrar do MEI e recolher retroativamente os seus impostos dentro da atividade correta.
Caso queira atuar como pessoa jurídica, pode optar pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido.
Dicas de contabilidade para Social Media
Se você é um profissional de Social Media, sabe que há várias oportunidades para quem atua na área.
Contudo, para otimizar a gestão financeira e cumprir todas as obrigações fiscais, é importante contar com o auxílio de um contador especializado, que irá te ajudar em diferentes processos financeiros e contábeis.
Veja, abaixo, nossas principais dicas de contabilidade para quem pretende atuar ou já atua na área:
1. Separe as despesas pessoais das despesas da empresa
Separar as despesas pessoais das despesas empresariais é uma forma de aumentar a transparência, proteger o patrimônio pessoal e facilitar a organização.
Quando as despesas não estão devidamente separadas, o empreendedor pode perder o controle da gestão financeira.
Então, organize as despesas e crie uma conta bancária separada para a sua atividade de Social Media.
2. Fique atento aos prazos de pagamento de impostos
É importante ficar atento aos prazos de pagamentos de impostos para não ter que pagar multas por atraso.
Por isso, planeje-se com antecedência para garantir que você tenha recursos para pagar todas as obrigações fiscais.
Aqui, um contador pode te ajudar em relação ao planejamento financeiro e aos prazos para pagamentos.
3. Faça a gestão do seu fluxo de caixa
A gestão do fluxo de caixas é uma atividade essencial para empresas e profissionais autônomos.
Monitore com cuidado todas as entradas e saídas de dinheiro, para que assim, você possa organizar suas finanças empresariais e se planejar para eventuais imprevistos.
4. Contrate um contador
Um profissional de Social Media precisa lidar com diversas atividades no dia a dia, não é mesmo?
Ao contar com o trabalho de um contador especializado, você consegue obter mais tempo para cuidar de atividades estratégicas na sua rotina, que vão te ajudar a se destacar no trabalho e a conquistar mais clientes.
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