A contabilidade é uma ferramenta muito importante para arquitetos que desejam administrar as finanças do negócio com mais organização e eficiência.
Com o auxílio de um contador especializado, torna-se possível manter um controle financeiro preciso (baseado em dados confiáveis) e estar em conformidade com todas as leis contábeis e fiscais.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para arquitetos. Para saber mais, continue a leitura.
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre Live Shopping e, se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Como funciona a contabilidade para arquitetos?
O processo funciona de uma maneira semelhante à contabilidade para outros tipos de empresas. Contudo, aqui, leva-se em conta as principais características e particularidades do setor.
Isso envolve o registro das transações financeiras, a preparação de demonstrativos, o planejamento tributário e a realização de análises financeiras para tomar decisões.
A contabilidade também é necessária para ajudar os arquitetos a pagar menos impostos, identificando oportunidades de dedução e planejando uma estratégia tributária mais adequada à realidade do negócio.
Arquiteto pessoa física ou jurídica: qual a melhor opção?
Um arquiteto pode trabalhar tanto como pessoa física ou jurídica, dependendo da sua escolha e necessidades.
Ao trabalhar como pessoa física, o arquiteto atua como profissional autônomo. Nesse caso, ele não faz o registro da empresa e nem a abertura de um CNPJ.
Ele é responsável por todos os aspectos do negócio, o que inclui o registro de transações financeiras, administração do fluxo de caixa e o pagamento de impostos.
Por outro lado, quando um arquiteto trabalha como pessoa jurídica, ele registra sua empresa e obtém um CNPJ, o que garante o reconhecimento legal do negócio.
Além disso, trabalhar como pessoa jurídica pode trazer alguns benefícios fiscais e tributários, ajudando o profissional de arquitetura a reduzir custos.
Ao calcular todos os impostos e contribuições obrigatórias de um arquiteto que trabalha como pessoa física, podemos dizer que há uma carga tributária bem alta.
Por esse motivo, atuar como pessoa física pode não ser a melhor decisão financeira para o profissional.
De qualquer forma, antes de tomar uma decisão, é importante consultar um contador profissional, que irá te ajudar na escolha e orientar sobre os benefícios e obrigações fiscais de cada modelo de negócio.
Contabilidade para arquitetos: como reduzir a tributação?
A contabilidade para arquitetos pode ajudar a reduzir a tributação através de estratégias totalmente legais.
Uma delas é optar pelo Simples Nacional, um regime tributário simplificado que permite que as empresas paguem um valor único de impostos com base na receita bruta anual.
Também é importante emitir notas fiscais corretamente, garantindo que tudo esteja de acordo com as normas fiscais vigentes, para evitar problemas com a Receita Federal.
A contabilidade ajuda a manter a documentação fiscal do negócio atualizada, fazendo com que o arquiteto possa comprovar despesas e deduções fiscais aplicáveis.
Quais os benefícios da contabilidade para arquitetos?
A contabilidade pode trazer vários benefícios para arquitetos, como por exemplo:
1. Planejamento financeiro
Com uma contabilidade eficiente, os arquitetos podem registrar todas as transações financeiras do negócio e, assim, ter uma visão clara das finanças, gastos e despesas.
Isso é fundamental para fazer um bom planejamento tributário e tomar decisões relacionadas à redução de custos e investimentos no curto, médio e longo prazo.
2. Conformidade com a legislação
Um contador pode garantir que a empresa esteja em conformidade com leis e regulamentos fiscais, evitando multas e outros problemas com a Receita Federal.
Afinal, a contabilidade é uma ferramenta responsável por gerenciar as finanças de maneira organizada e estruturada.
Como se trata de uma atividade complexa, é fundamental contar com o trabalho de um profissional especializado para lidar com obrigações fiscais e tributárias.
3. Controle de custos
Com a contabilidade, profissionais de arquitetura podem monitorar custos e identificar despesas que podem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas, garantindo a rentabilidade do negócio.
O controle de custos é um processo importante para as empresas, pois ajuda a maximizar os lucros e a criar uma estratégia de precificação mais adequada dos serviços.
E se você quer contar com o trabalho de uma contabilidade especializada em mercado digital, entre em contato com a Atlantis Contabilidade agora mesmo!
Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidadeNão se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!