A importação de produtos em empresas é um processo que passa por várias etapas diferentes, o que envolve também, a legalização da situação e documentos que permitem a liberação da mercadoria no país.
Nenhuma nação produz sozinha tudo o que a sua população precisa. E esse é um dos motivos pelos quais esse processo é tão importante.
Porém, quem deseja trabalhar com importação de produtos, deve ficar atento a diversas questões, como pesquisa de fornecedores, tributação, leis e precificação correta de produtos.
Se você quer saber o que é e como funciona a importação de mercadorias, continue a leitura. Vamos explicar tudo sobre o assunto!
O que é importação?
Importação é a modalidade de negociação em que uma pessoa física ou jurídica adquire mercadorias ou serviços oriundos de outras nações.
Ou seja, os produtos são fabricados em um determinado país e comprados por outro.
A chegada do produto ou bem pode ser feita de modo temporário ou definitivo, formal ou informal. Contudo, o processo não envolve apenas a aquisição de produtos, mas diversas outras operações, agentes e exigências legais.
Qual a diferença entre importação e exportação?
A confusão entre os dois termos é muito comum.
A importação, basicamente, se trata da entrada de produtos e serviços no país, que vieram do exterior.
Já a exportação acontece quando as empresas de um determinado país, vendem seus produtos e serviços para o exterior.
Na exportação direta a empresa é responsável pela venda externa. Já a exportação indireta é intermediada por um profissional ou empresa contratada para isso.
O que é Importação Simplificada?
A importação simplificada é uma modalidade de importação desenvolvida pela Receita Federal que tem como objetivo tornar todo o processo mais rápido e simples.
Para realizar a importação formal, o empreendimento precisa ter habilitação vigente no Radar SISCOMEX. Mas na modalidade simplificada, isso não é necessário.
Para se enquadrar nessa modalidade, o importador deve respeitar o valor máximo permitido para carga: $ 3 mil (três mil dólares).
Esse valor não corresponde apenas ao produto, mas também, ao valor do frete e do seguro.
Para essa modalidade de importação, não é preciso contratar um despachante aduaneiro.
Quais as vantagens da importação para o e-commerce?
A importação traz várias vantagens para quem trabalha com e-commerce.
Aliás, a venda de produtos importados está crescendo no Brasil. Por isso, apesar da alta concorrência, pode ser uma modalidade bastante lucrativa para o seu negócio.
Dentre as principais vantagens de trabalhar com a revenda produtos importados, podemos citar:
- Grande número de fornecedores disponíveis
- Diversificação de produtos (alguns deles são mais caros no Brasil)
- Vantagem competitiva
- Inovação para o seu negócio
Quais os tributos para as operações de importação?
Há vários incidentes comuns na importação. Os mais comuns são:
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
- II (Imposto de Importação)
- PIS/PASEP (Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
Quais as principais modalidades de pagamento para importação?
Na hora de realizar o pagamento, é importante entender quais são as diferentes modalidades disponíveis, para que assim, você saiba exatamente quais são as condições e riscos de cada uma delas.
- Pagamento antecipado: são os pagamentos que ocorrem antes do embarque efetivo da carga.
- Remessa sem saque: o importador realiza o pagamento após receber a mercadoria. É uma modalidade um pouco mais arriscada.
- Cobrança documentária: esse tipo de cobrança é caracterizado pelo manuseio de documentos pelos bancos. Ou seja, os bancos fazem a intermediação entre a empresa importadora e exportadora.
- Carta de crédito: a carta é emitida por uma instituição a pedido de um exportador. Antes do pagamento ser confirmado, tanto o importador como o exportador precisam cumprir algumas exigências.
E por fim…
Quais são as vantagens de importar produtos?
Importando produtos para revenda, você consegue uma margem maior de lucro sobre as mercadorias e também você estará passando a frente de seus concorrentes de mercado, já que muitos ainda não importam os produtos .
Com a importação pela pessoa jurídica, é possível que você:
- Pesquise mais fácil o preço de produtos;
- Escolha um com o melhor custo benefício;
- Anuncie suas vendas em marketplaces;
- Amplie seus lucros;
- Escale suas vendas.
Para facilitar e garantir ainda mais esses resultados, é fundamental que você procure uma contabilidade para trabalhar lado a lado ao seu negócio.
E nós da Atlantis podemos te auxiliar nisso, basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar nosso SITE e solicitar uma proposta.
Você também pode falar com o nosso suporte no número (12) 3351-0370.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessyca.talita e @atlantiscontabilidadeNão se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!