Dropshipping nacional, vale a pena?

Blog da Atlantis

O Dropshipping é um modelo de negócio que vem fazendo muito sucesso nos últimos anos devido aos seus bons resultados comparados a outros modelos.

A maior diferença do Dropshipping para outras maneiras de venda, é que o Dropshipping não necessita ter um estoque físico de produtos.

Nesse caso, o dono da operação só fica responsável pela criação da loja, dos anúncios e das vendas online, e o fornecedor cuida da logística, do estoque e dos fretes.

O Dropshipping mais popular é o internacional, porém devido ao crescimento desse mercado começou a se popularizar também o dropshipping nacional.

Diferença do dropshipping internacional para o nacional

O que caracteriza o dropshipping é receber um pedido de compra, comprar os produtos de um fornecedor e esse fornecedor enviar o produto diretamente para o cliente.

A grande diferença do dropshipping nacional e o internacional é de onde vem o produto, se é de fora do Brasil ou não.

O dropshipping internacional, como o próprio nome já diz, vem de fora do Brasil.

Os primeiros vendedores de Dropshipping do Brasil utilizavam somente fornecedores internacionais, principalmente a China, por causa do produto ser mais barato.

Ainda hoje, o método mais utilizado de dropshipping é o internacional, porém já vemos um crescimento no número de vendedores e fornecedores de dropshipping nacional.

A grande vantagem do dropshipping nacional é que o prazo de entrega do produto é menor e a facilidade para negociar com o fornecedor é maior.

E a desvantagem é que existe um número menor de fornecedores no mercado interno, e isso faz com que a variedade de produto seja menor e os preços maiores.

Mas o interessante de investir no dropshipping nacional é que esse é um método pouco explorado, ainda existe um mercado grande para quem quer inovar nas vendas.

Pontos importantes ao criar um dropshipping nacional

Em primeiro lugar, é necessário ficar por dentro do marketing nacional, ele faz toda diferença na hora de aumentar as vendas.

Também é importante entrar em contato com vários fornecedores e escolher aquele que tenha uma grande variedade de produtos e com um preço menor, para a margem de lucro ser mais vantajosa.

Outro ponto importante na hora de escolher o seu fornecedor, é se assegurar de que ele conseguirá atender toda a sua demanda, minimizando as chances de prejudicar a sua operação.

Faz parte de ser um bom vendedor manter a transparência com o cliente para ele se sentir seguro ao comprar o seu produto.

O que pode ser feito para o cliente se sentir seguro é colocar uma descrição detalhada de cada produto, assim a chance de erro é menor.

As perguntas dos clientes devem ser respondidas de forma rápida e de preferência no mesmo dia, isso pode ser o diferencial que fará o cliente escolher o seu produto.

Outra coisa importante é conhecer a particularidade do produto que você irá vender, não é por que você não produz ou não estoca que você se isenta de saber sobre cada item que anuncia.

Saber tudo sobre o produto anunciado facilitará na hora de dialogar com o cliente, isso passa mais segurança e pode incentivar novos compradores a finalizar a venda.

Muitos acreditam que o dropshipping é muito simples e não dá trabalho, mas na realidade é o contrário, para se ter um negócio de sucesso é importante ter muito esforço e dedicação.

Cuidados a serem tomados no Dropshipping Nacional

No dropshipping internacional, o produto é enviado ao cliente diretamente pelo fornecedor escolhido por você.

Devido a isso, não é necessário a emissão de notas fiscais de entrada para a sua empresa, pois isso configura uma importação e não uma intermediação.

No Dropshipping nacional, o ideal é que a logística seja a mesma, sem a necessidade de emissão de nota fiscal de entrada para a sua empresa.

Caso isso aconteça, o seu negócio passará a ser considerado um comércio (venda direta) e não um intermediador (venda indireta).

Por isso é de extrema importância deixar essa forma de operação bem detalhada e explicada para o seu fornecedor, para não haver surpresas desagradáveis quando a operação começar a rodar.

Diferença do e-commerce e do dropshipping

Mesmo que o e-commerce e o dropshipping sejam modelos de venda online, eles apresentam algumas diferenças entre si.

Já vimos o que configura o dropshipping, e para sabermos a diferença dele para o e-commerce precisamos entender o que o e-commerce é.

A tradução de e-commerce é comércio eletrônico, ou seja, todas as transações comerciais feitas pela internet.

Nesse método de venda o vendedor tem mais autonomia de seu negócio e não depende muito de outros para vender seus produtos.

São exemplos de e-commerce as lojas online, aplicativos de compras, delivery de comida e muito mais.

A principal diferença entre o e-commerce e o dropshipping é a forma de venda e a entrega dos produtos.

No caso do e-commerce, o lojista fica responsável pela compra das mercadorias através de um fornecedor e depois disponibiliza esse produto na sua plataforma de venda.

Todos os processos de venda, compra e envio são responsabilidade do lojista, esse é um modelo de negócio mais tradicional.

Já no caso do dropshipping, o lojista não precisa se preocupar com o envio da mercadoria vendida, pois o próprio fornecedor assume essa responsabilidade de entrega, troca e devolução.

Mesmo parecido, esses métodos de venda não são iguais e podem ser confundidos, porém ambos precisam de dedicação e um bom planejamento.

É importante ficar atento em qual método de venda você se encaixa, pois a forma de tributação entre o e-commerce e o Dropshipping podem ter variações de acordo com a sua operação. 

Diferença na tributação do dropshipping e do e-commerce

O dropshipping é um modelo de negócio sem legislação específica no Brasil, por isso é importante ter um suporte especializado desde o começo.

A escolha do CNAE é muito importante, a mais usada é a 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Ao utilizar essa CNAE você terá o seu negócio enquadrado como uma intermediação entre fornecedor e cliente, e estará operando o mais correto possível.

As formas de tributação mais comuns e indicadas para as empresas de dropshipping é o Simples Nacional e Lucro Presumido, é importante ficar atento para escolher qual se adequa mais a necessidade da sua operação.

Já a forma de tributação mais indicada para o e-Commerce é o Simples Nacional, devido a vários fatores que influenciam diretamente na forma de tributação e apuração das vendas.

Para definir a melhor tributação para o seu negócio é preciso fazer uma análise baseada no seu faturamento.

Por isso é importante ter em mente que o e-commerce é diferente do dropshipping, e que essa diferença mesmo que pequena muda a forma que a empresa age legalmente.

Se você não tem um alto conhecimento na área, não tente escolher o regime tributário da sua empresa sozinho, procure uma contabilidade que entenda do assunto para te auxiliar a ter os melhores resultados possíveis..

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