E-Commerce 2022: Tendências e necessidades
O comércio eletrônico está cada vez maior e em constante mudança, todo ano surgem novas tendências, tecnologias e um ambiente onde a concorrência aumenta rapidamente.
E quem se adapta melhor e mais rápido a todas as novas tendências, têm grandes chances de sair na frente da concorrência.
Devido aos acontecimentos dos últimos dois anos, o aumento do número de e-commerces ficou evidente e comprar online virou um costume entre as pessoas.
Em 2020, devido a todas as restrições que foram impostas por conta da pandemia, as pessoas começaram a se adaptar com essa nova era digital e com as compras online, já que era o modo mais rápido e seguro para fazer compras durante o período de isolamento.
Já em 2021 aqueles que em 2020 viram no e-commerce uma oportunidade para empreender, tiveram que se consolidar no mercado para de fato poderem terem resultados.
O ano de 2022 tem tudo para proporcionar grandes chances de crescimento para aqueles que possuem um negócio online, tanto os que começaram nos últimos anos quanto para quem quer começar nesse ano.
Mas para isso, é extremamente importante regularizar o negócio por meio de um CNPJ para estar preparado para que o crescimento aconteça da melhor forma possível.
Se você quer crescer e expandir o seu negócio é o momento de se aperfeiçoar nessa área e estudar as tendências, como:
Entregas imediatas
Que a maioria das pessoas já se acostumaram a comprar pela internet, já sabemos.
Só que agora os clientes estão ficando muito mais exigentes, prezam não só pela qualidade do produto e pelo preço, um outro fator determinante para a compra com certeza o tempo de entrega.
Mais do que nunca, os clientes estão cada vez mais imediatistas quando se fala sobre o mercado
Dessa forma a entrega imediata é a bola da vez, e aqueles que conseguirem entregar os seus produtos o mais rápido possível para os seus clientes, terão vantagem frente aos concorrentes.
Como as compras online já viraram costume, uma única diferença na hora da compra pode ser o diferencial que fará o cliente escolher o seu produto.
Quanto mais rápida a entrega, melhor a satisfação do cliente e menos reclamações nos sites como o Reclame Aqui.
Atrasos na entrega são os principais obstáculos que geram reclamações e a satisfação dos clientes é um indicador de desempenho mais importante para o vendedor.
Investir nessa forma de entrega será cada vez mais importante para ganhar da concorrência.
Interações nas redes sociais
Você já parou para pensar quanto tempo as pessoas gastam nas redes sociais?
E hoje por meio delas você pode envolver seus clientes e proporcionar toda uma experiência para eles. Isso pode se tornar um fator determinante na decisão de compra, pois o cliente irá se sentir parte da sua marca.
Sem contar que as redes sociais continuam crescendo todos os anos e estão inovando na hora de oferecer novas ferramentas para os vendedores alcançarem os clientes.
Redes sociais como o Facebook e o Instagram já estão oferecendo soluções para os lojistas como as lojas virtuais e as parcerias com aqueles que são famosos.
O Whatsapp recentemente possibilitou o pagamento por meio do WhatsApp Pay e já está testando anúncios dentro da sua plataforma.
O E-commerce que está atento a todas essas oportunidades pode fazer com que sua loja cresça cada vez mais.
É indispensável saber quais são os principais canais que seus clientes utilizam, pois sabendo disso você consegue construir uma estratégia otimizada para alcançar os seus clientes-alvo, aumentando a chance de compra por parte dos mesmos..
Omnichannel – Compras Híbridas
Estudos mostram que, com a flexibilização das restrições nas lojas físicas, muitos clientes que passaram a comprar online, ainda gostam da sensação de retirar o produto fisicamente, e hoje, isso não é um problema para o e-Commerce, afinal dá para se utilizar os dois métodos de vendas em conjunto.
Omnichannel é uma tendência que faz com que o consumidor consiga realizar suas compras utilizando os canais online quando os offline.
Cada vez mais pessoas iniciam as compras por meio dos aplicativos das lojas, fazem o pagamento por meio deles e optam pela retirada dos produtos nos postos disponibilizados pelos vendedores.
E nós temos hoje no mercado exemplos de grandes lojas como a Americanas e a Magazine Luíza que apostaram nesse método e passaram por essa transformação digital com grande êxito.
É importante não ignorar essa nova tendência de compra híbrida, ela tem tudo para crescer cada vez mais.
Facilidade no pagamento online
Os e-commerces que oferecem ao cliente várias opções de pagamento ao cliente, possuem uma maior probabilidade de aumentar a sua taxa de conversão e melhorar a experiência do cliente.
Um dos principais motivos dos clientes abandonarem as compras é a ausência de opções de pagamento.
E como a cada mais novos métodos de pagamento aparecem, a tendência é que as lojas online disponibilizem várias opções para os clientes efetuarem o pagamento..
Mesmo que ainda o principal meio de pagamento que os clientes utilizam seja o cartão de crédito, não se deve deixar de lado outros como por exemplo o PIX que se tornou um meio prático e fácil de realizar pagamentos em lojas virtuais.
Essas são algumas das tendências para o e-commerce em 2022, mas para aproveitar melhor delas é necessário primeiramente estar com a regularização da empresa em dia.
Importância da regularização da empresa com um CNPJ
Não adianta nada as lojas virtuais fazerem o uso dessas tendências citadas acima sem estarem regularizadas, pois isso pode trazer muitas consequências negativas.
Mesmo que seja fácil começar uma loja virtual, não se pode esquecer que mesmo sendo virtual essa modalidade continua sendo uma espécie de comércio.
E se essa regularização não for feita de forma adequada , existe uma grande chance de perder clientes e o próprio negócio.
Comprar em lojas que não são regularizadas pode trazer situações desconfortáveis para os clientes.
Afinal, a maioria das pessoas prefere ter a segurança de comprar em uma empresa que seja formalizada e que emite notas fiscais e garantias facilmente.
Mesmo que seja possível começar o negócio vendendo pelo seu CPF, com o tempo, isso se torna inviável.
Até porque as vendas feitas via CNPJ sairão muito mais baratas para o empreendedor do que a realizada pela pessoa física.
Muitos marketplaces que ajudam tanto nas vendas de lojas virtuais já não aceitam ou até impõem condições que não são vantajosas para aqueles que vendem com CPF.
Não vale a pena correr o risco de perder cliente e perder sua loja virtual, fazer a regularização da empresa é a melhor coisa.
Se você deseja regularizar seu e-commerce e não sabe como fazer isso, veja nosso artigo que fala justamente sobre esse assunto.
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