A escolha da melhor tributação para seu e-commerce é uma decisão muito importante, que pode impactar no lucro do negócio.
Afinal, o sistema tributário envolve o pagamento de impostos e tributos e, quando você escolhe a opção errada, tem que arcar com gastos que poderiam ser evitados.
Para te ajudar, no artigo de hoje, vamos explicar melhor sobre os principais regimes tributários e como você pode escolher o melhor para seu e-commerce.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
Também gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Existe a melhor tributação para e-commerce?
Muitos empreendedores digitais têm essa dúvida.
E a resposta é sim: sempre é possível escolher o melhor regime tributário, de acordo com as características da empresa e a sua realidade financeira. Para quem possui um e-commerce, não é diferente.
Uma das melhores formas de economizar com o pagamento de impostos, é através do planejamento tributário, um conjunto de estratégias, que como o nome já diz, tem como finalidade reduzir a carga tributária de forma legal.
Seja você um empreendedor iniciante ou alguém com uma empresa já consolidada, é importante analisar os lucros, despesas e projeções a fim de obter uma visão mais detalhada da sua empresa.
Com isso, poderá escolher a melhor tributação.
Simples Nacional
A grande maioria das empresas deseja optar pelo Simples Nacional.
Mas será que se trata da opção mais vantajosa?
Na verdade, ele realmente oferece diversas vantagens para as empresas. Basicamente, é um regime tributário adotado por empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões.
Os impostos são calculados de acordo com o anexo I, que começa com uma alíquota de apenas 4% em relação ao faturamento.
Ele é exclusivo para pequenas e médias empresas. Quem opta por ele, consegue obter diversos benefícios, já que ele permite o recolhimento de tributos federais, municipais e estaduais em uma única guia, simplificando o processo.
Além do faturamento limitado, há outras qualificações exigidas para empresas que desejam se enquadrar nesse regime, como não ter débitos com o INSS e apresentar regularidade em relação aos cadastros fiscais.
É importante lembrar que a alíquota é evolutiva, isto é, quanto maior o faturamento, maior o valor pago em tributos.
Entretanto, ainda existe um limite considerável. Até um determinado valor de faturamento mensal, costuma ser vantajoso continuar no Simples Nacional.
Lucro Presumido
O Lucro Presumido é uma forma de tributação usada por empresas no Brasil para calcular o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
É considerado um regime tributário simplificado, permitindo que a Receita Federal calcule os impostos com base nas receitas que as empresas ganham.
Na prática, o imposto é calculado e declarado de forma individual.
Ele orienta a empresa na forma de pagar 5 diferentes tipos de impostos:
• Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
• Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
• Contribuição para o PIS;
• COFINS;
• Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para poder aderir ao Lucro Presumido, a empresa deve ter um faturamento máximo de R$ 78 milhões por ano.
Simples Nacional x Lucro Presumido: qual é a melhor opção para e-commerce?
Você já sabe como funciona cada um dos regimes e suas principais características.
Em relação ao melhor regime tributário, tudo depende da sua situação.
Lembre-se de que os impostos que uma empresa precisa pagar, de certa maneira, são repassados para o consumidor.
Então, se você estiver pagando a mais, pode ter que aumentar o valor dos produtos ou serviços, o que acaba não sendo vantajoso para a empresa.
Em muitos casos, principalmente para pequenas e médias empresas, o Simples Nacional acaba sendo a melhor opção para e-commerce com faturamento mais baixo.
Já o Lucro Presumido costuma ser recomendado para empresas com faturamento mais alto e despesas dedutíveis consideráveis.
Mas antes de tomar uma decisão, converse com um contador especializado, que irá analisar a sua situação e dizer qual é o melhor regime tributário para o seu negócio e o momento certo de fazer qualquer alteração.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital! Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!