Quer estruturar seu e-commerce? Então se liga nesse artigo!
Nos últimos anos, o número de lojas virtuais cresceu consideravelmente. As empresas que não comercializavam seus produtos e serviços de forma online, precisaram se adaptar à nova realidade.
As expectativas para o comércio eletrônico continuam otimistas e, por isso, há muito espaço para profissionais que desejam escalar seus negócios e fazer mais vendas pela internet.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos dar várias dicas para você estruturar seu e-commerce e montar um negócio de sucesso em 2023! Confira.
Caso prefira, gravamos um vídeo especial com as principais dicas para estruturar seu e-commerce. E caso precise de ajuda para regularizar o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e fique pronto para começar a estruturar o seu e-commerce!
1. Tenha um CNPJ
O primeiro passo para estruturar seu e-commerce é criar um CNPJ.
Você pode vender com o seu CPF, mas isso não é indicado.
Afinal, um CNPJ, traz mais credibilidade para a sua loja e ajuda a formalizar a sua situação. Além disso, um CNPJ é importante para legalizar a empresa e profissionalizar o e-commerce.
Com um CNPJ ativo, você também pode criar uma conta bancária jurídica e ter acesso a linhas de crédito especiais para empreendedores.
2. Pense na forma de envio dos produtos
O envio de mercadorias é uma etapa importante do planejamento logístico – uma ação que combina os processos de transporte e armazenamento dos produtos que você pretende vender no seu e-commerce.
Mesmo que o seu negócio se torne mais conhecido, você irá perder a oportunidade de fidelizar clientes, caso não defina estratégias para entregar os produtos dentro do prazo e com a maior qualidade possível.
Por isso, realizar um planejamento logístico é uma etapa essencial para estruturar seu e-commerce.
A escolha entre enviar produtos pelo Correio ou transportadora, por exemplo, depende de fatores como peso das mercadorias, prazo de entrega e distância a ser percorrida.
No começo, um contrato com o correio, costuma ser suficiente para atender a demanda. Porém, com o tempo, você pode pensar em outras formas de entrega, como contratar uma transportadora, por exemplo.
É importante analisar tudo isso para que assim, você possa descobrir qual é a melhor opção para você entregar os produtos para os clientes.
3. Defina quais canais de comunicação você irá utilizar
Definir estratégias de divulgação é importante para você chegar até a sua audiência e tornar a sua loja virtual mais conhecida.
Mas afinal, como definir quais canais de comunicação podem ser utilizados para conversar com a sua audiência e divulgar as novidades do seu negócio?
Claro que quanto mais presente você estiver no ambiente digital, melhor. Só que não adianta apenas criar uma página nas redes sociais e deixá-la abandonada!
O ideal é atualizar os canais de comunicação com frequência, pois isso ajuda a trazer mais credibilidade para o negócio e a criar uma conexão com o público-alvo.
Também é interessante fazer uma pesquisa para saber quais canais de comunicação o seu público-alvo costuma utilizar mais.
Dentre os principais canais de comunicação para divulgar produtos e se conectar com o público, podemos mencionar:
• Redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube, etc)
• Site institucional
• Blog
Esse é um passo muito importante para estruturar seu e-commerce e fazê-lo crescer cada vez mais!
4. Processos bem definidos
Estruturar um e-commerce envolve a organização de diversos processos empresariais.
Para começar essa etapa, é importante pensar em processos-chave. Quais são os processos mais importantes para a sua loja virtual? O que você precisa fazer todos os dias e como organizar a sua agenda?
Além da identificação de processos, também é importante documentar os prazos e monitorar o andamento dos seus projetos.
5. Faça um controle de estoque
No começo, é muito comum que os empreendedores comprem um número muito grande de mercadorias para não faltar produtos no site.
Entretanto, se você ainda está no processo de estruturar seu e-commerce, é importante testar primeiro o produto e montar o estoque de acordo com sua disponibilidade física, isto é, o espaço que você tem disponível para armazenamento.
Quanto ao controle de estoque, também é importante escolher fornecedores confiáveis e utilizar ferramentas de gestão.
Assim, quando o seu negócio começar a crescer, ficará mais fácil manter o controle de estoque, saber quais são os produtos mais vendidos e se organizar em relação aos pedidos e entregas.
6. Defina onde você vai vender
Como você pretende vender os produtos? Irá criar a sua própria loja virtual ou cadastrar os produtos em plataformas de marketplace? Pretende vender nas redes sociais?
Antes mesmo de você criar o seu negócio, é importante pensar nesses detalhes.
Assim, poderá pensar em estratégias mais eficazes de divulgação, criando campanhas alinhadas com os objetivos de negócio e as necessidades do seu público-alvo!
Se você está pronto para começar a estruturar seu e-commerce mas precisa de uma ajudinha para regularizar a sua operação e poder crescer sem dor de cabeça, nós da Atlantis Contabilidade podemos te ajudar!
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O que achou das nossas dicas? Você já está pronto para impulsionar seu e-commerce em 2023?