Existem muitas razões para você levar a sua empresa para o meio digital, e talvez o segmento que vem ganhando muito espaço atualmente é o e-Commerce.
Além de expandir o seu empreendimento, o e-commerce faz com que o seu produto chegue a novas pessoas e a qualquer lugar do Brasil, ampliando assim suas vendas e visibilidade.
Isso não quer dizer que você precisa fechar a sua loja física. Veja isso como uma expansão, você vai ter um novo ponto de vendas, só que dentro da internet, que é capaz de alcançar todos que estão conectados a rede, assim podendo conquistar muito mais clientes.
Porém, caso opte em implementar o e-Commerce ao seu negócio, é fundamental que você faça de forma correta, para que não seja uma tentativa frustrada. E foi pensando nisso, que separamos 3 passos para ampliar a sua loja física, levando-a para o e-commerce:
1º Passo- Estruture sua empresa
O primeiro passo para implementar o e-Commerce ao seu negócio, é estruturar a sua empresa.
Diferente do que muitos pensam, o e-commerce mesmo sendo algo virtual, uma boa logística é primordial para o sucesso da sua empresa.
Assim como na loja física, é necessário que você tenha um endereço, uma organização de estoque e vitrine que atraia o seu público.
Na loja virtual, você precisa registrar o nome da loja, ter um bom sistema de gestão, planejar por onde serão feitas as entregas das vendas e assim por diante.
Por isso, faça um levantamento e armazenamento de todos os dados da sua empresa. É recomendado que você invista em fluxos de trabalho que favoreçam essa atividade para uma eficácia maior.
Depois, é preciso treinar a sua equipe para essa implementação, para que cada um saiba a nova maneira de trabalho a ser adotada.
Nessa hora, o ideal seria criar um departamento na sua empresa para realizar a nova atividade.
É importante que esse novo departamento faça análises e compartilhamentos de dados com base no seu estabelecimento físico, assim mantendo a conexão dos dois negócios.
2º Passo- Elabore uma estratégia de vendas.
Posicionar a sua empresa é fundamental, é preciso adotar uma cultura de dados com a finalidade de que a empresa oriente suas decisões corretamente, tudo isso por um funil de vendas.
Isto é, você deve ter ciência de quais usuários quer atingir com seu produto, qual a categoria do seu produto de acordo com eles.
Esse segundo passo é muito importante, porque cada tipo de produto tem um público-alvo e cada público alvo já tem uma loja de referência.
Por exemplo, se o segmento da sua empresa for eletroeletrônicos, não faz sentido anunciá-los em um marketplace como o madeira-madeira, onde o público alvo é voltado para compras de objetos em madeira.
Dessa forma, seria muito mais eficiente anunciá-los em um marketplace como a Magalu, que os consumidores têm como referência para adquirir eletroeletrônicos.
Você precisa ter essas informações e saber onde o seu público-alvo está, para se posicionar bem no mercado.
3º Passo- Teste o mercado
Depois de descobrir a referência que seu público alvo tem em relação ao seu produto, é a hora de saber especificamente quais produtos têm melhor saída nas compras online.
O mercado digital não vai servir apenas para você ampliar o seu negócio, mas também, ampliar a diversidade de mercadoria que você vai levar para os seus clientes.
Esse tipo de mercado é sim muito escalável, mas para isso, é preciso entender qual é o momento do mercado e o que está vendendo mais.
E a única forma de ter essas informações, é testando variedades de produtos, nem sempre o produto com maior procura na sua loja física será o mesmo da sua loja digital.
O mercado digital permite que sua empresa suba vários degraus em um único passo, justamente pelo alcance que sua empresa terá, e na maioria das vezes, atingindo clientes com objetivos totalmente distintos dos que frequentam seu endereço físico.
Agora que você sabe como levar a sua loja física para o mundo digital, e ao implementar o e-Commerce ao seu negócio conte com a ajuda da Atlantis Contabilidade para regularizar completamente essa ampliação, para que sua decolagem seja muito mais segura.
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