Nos últimos anos, o dropshipping se tornou uma opção muito popular entre as pessoas que desejam empreender de forma online.
Porém, o que muitos não sabem, é que o dropshipping nacional também oferece diversas oportunidades para quem deseja trabalhar em casa (ou em qualquer lugar do mundo) e começar um negócio com baixo investimento.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar mais sobre o dropshipping nacional e a importância da contabilidade para esse modelo de negócio. Boa leitura!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre a taxação de mercadorias importadas, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba tudo sobre a tão falada taxação das empresas chinesas!
Qual a diferença entre dropshipping nacional e internacional?
No Dropshipping Nacional, o fornecedor está localizado no mesmo país em que o empreendedor.
Ou seja, os itens da loja virtual, são enviados diretamente para os consumidores dentro do país de origem.
A adoção deste tipo de operação pode proporcionar uma experiência positiva ao consumidor, uma vez que é possível otimizar as operações, reduzindo o tempo de entrega dos produtos.
Já no dropshipping internacional, o fornecedor está localizado em outro país. É um modelo de negócio bem popular dentro do comércio online, principalmente entre os empreendedores que desejam expandir suas operações e oferecer uma variedade maior de produtos.
Plataformas como Alibaba e Aliexpress, por exemplo, são muito utilizadas por profissionais que escolheram o dropshipping internacional.
É possível utilizar o mesmo CNPJ para trabalhar com dropshipping nacional e internacional?
Sim, é possível utilizar o mesmo CNPJ.
Entretanto, é necessário avaliar o seu modelo de negócio e as suas estratégias.
Por exemplo, se a sua empresa optou pelo Simples Nacional, você vai pagar um imposto evolutivo, isto é, quanto mais você vender, maior será a alíquota.
Então, antes de tudo, estude o seu negócio para entender se é interessante centralizar as duas operações dentro de um único CNPJ.
É possível optar pelo regime de Lucro Presumido e atuar com dropshipping nacional?
Essa também é uma dúvida muito comum entre os empreendedores, já que a maioria dos dropshipping internacionais optam por essa modalidade de tributação.
Embora seja possível atuar com dropshipping nacional no regime de Lucro Presumido, é importante lembrar que a carga tributária pode ser maior do que no Simples Nacional.
O dropshipping nacional pode ser iniciado como MEI?
Sim, você pode começar como MEI (Microempreendedor Individual).
Aliás, é uma opção bem interessante para quem deseja iniciar um negócio de dropshipping nacional, devido a formalização rápida e gratuita.
Por que a contabilidade para dropshipping nacional é importante?
Em relação as principais vantagens da contabilidade para dropshipping nacional, podemos citar:
1. Cumprimento de obrigações fiscais e tributárias
A contabilidade é necessária para ajudar o empreendedor a cumprir todas as suas obrigações fiscais e tributárias, evitando multas e juros.
Além disso, um profissional especializado tem facilidade para identificar a possibilidade de reduzir impostos (de forma totalmente legal) e desenvolver uma estratégia tributária adequada à realidade do seu negócio.
2. Controle financeiro
O controle financeiro é importante para qualquer negócio, inclusive para o dropshipping.
Afinal, quando um empreendedor tem controle das finanças empresariais, ele tem mais facilidade para analisar suas principais despesas e identificar os custos que podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.
Isso aumenta a saúde financeira da empresa e reduz a probabilidade de o negócio sofrer com problemas financeiros.
3. Regularidade fiscal
A contabilidade auxilia a manter a regularidade fiscal do negócio de dropshipping nacional, assegurando que as obrigações fiscais sejam cumpridas dentro do prazo correto.
4. Escolha do regime tributário
Muitos profissionais que querem trabalhar com dropshipping têm dúvidas em relação à escolha do melhor regime tributário.
E mais uma vez, o trabalho de um contador especializado se torna fundamental, já que esse profissional tem muito conhecimento na área.
Para entender qual é o regime mais adequado ao seu negócio, é importante levar em consideração alguns fatores como faturamento e tipo de atividade.
O dropshipping oferece boas oportunidades de negócios para quem deseja empreender online, mas não quer lidar com o armazenamento e envio de produtos.
E se você deseja trabalhar com dropshipping nacional e formalizar o seu negócio, entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital!
Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidadeNão se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!