Muitos empreendedores, antes de abrir uma loja, ficam em dúvida em relação à melhor opção. Afinal, será que é melhor ter uma loja física ou loja virtual?
A verdade é que você pode ter as duas! Contudo, para otimizar a administração e aumentar o número de vendas, é muito importante compreender as particularidades de cada uma dessas modalidades e separar tudo corretamente.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo sobre o assunto e mostrar o que você precisa analisar antes de tomar qualquer decisão. Continue a leitura e saiba mais.
Vale a pena migrar da loja física para a loja virtual?
Os dois tipos de lojas possuem suas vantagens. Enquanto o ambiente físico é mais tradicional e te permite estar mais próximo dos clientes, o ambiente digital te ajuda a escalar mais rápido.
Além disso, com uma loja virtual, você pode vender para pessoas espalhadas por todo o Brasil e quem sabe no mundo.
Porém, não precisa escolher entre um tipo ou outro. Aliás, é muito comum ver empreendedores que têm os dois tipos de lojas. A questão aqui é entender as diferenças de cada uma e como é possível integrá-las, para que consiga oferecer a melhor experiência possível aos clientes.
Loja física x loja virtual: quais os custos envolvidos?
Um dos principais pontos de atenção para quem deseja trabalhar com vendas está no custo relacionado ao estoque e à operação de cada um dos tipos de loja.
De maneira geral, as despesas relacionadas a manutenção de uma loja física são mais altas, já que você terá que pagar aluguel, funcionários, luz, água, segurança, entre outros custos até que o cliente compre, pague e retire a sua mercadoria.
É claro que dependendo do volume de vendas, e fazendo da forma certa é muito interessante ter uma loja física, mesmo com os custos envolvidos.
Afinal, você pode se tornar uma referência na sua cidade e região e, desse modo, conquistar a preferência do público-alvo.
Mas não podemos negligenciar as vantagens das lojas virtuais, e a primeira são os custos iniciais e fixos mais baixos. O que interfere diretamente no custo final do produto para o consumidor.
Em muitos casos, é comum ver o mesmo produto com um valor mais acessível na loja virtual em comparação com a loja física, mas temos públicos para ambos os valores, como explico a seguir:
Para alguns clientes, é uma grande vantagem poder comprar o produto na loja virtual, afinal eles tem tempo para pesquisar e não tem pressa para receber o produto. Já para outros, o tempo acaba sendo um fator determinante, e na loja física, podem ver o produto antes de comprar, tirar dúvidas com os vendedores e já podem sair da loja com o produto desejado.
O ideal é analisar quais são os custos envolvidos em cada uma das operações e considerá-los antes de estabelecer uma margem de lucro e o preço da mercadoria em questão.
Contabilidade para loja física e para loja virtual
Quando você pretende aumentar o faturamento da sua loja, também está, na verdade, aumentando todos os custos que envolvem esse movimento, inclusive elevando os tributos, por exemplo.
No Simples Nacional, por exemplo, quanto mais você vende, maior é o imposto que será pago, afinal de contas a alíquota é evolutiva.
Isso significa que mudanças relacionadas à migração para o ambiente virtual, de uma loja física que você já tenha, ou vice-versa, irão impactar o negócio que já está estruturado.
Nesse momento, muitos empreendedores começam a pensar se vale a pena manter as duas opções, devido aos impostos e à gestão de estoque. Em primeiro lugar, lembre-se de que esse período ‘turbulento’ relacionado à mudança é temporário.
No começo, pode ser um pouco mais difícil se adaptar, mas, dependendo da sua estratégia, pode ser uma ótima forma de aumentar os lucros.
Aqui você precisa se organizar e planejar esse movimento, pensando na gestão do estoque e no impacto no imposto ao concentrar as receitas de ambas as lojas em um só CNPJ. Então tudo vai depender da estratégia que você aderir, e nesse momento o que pode fazer a diferença, e te ajudar a economizar tempo e dinheiro é contar com um contabilidade especialista no seu segmento.
Gestão de estoque
Quando se trata de gerenciar estoque em uma loja física e uma loja virtual, há diferenças a serem consideradas.
Na loja física, o espaço físico disponível pode ser um desafio, o que exige equilíbrio em relação à disponibilidade de produtos e armazenamento.
Em uma loja virtual, a preocupação principal é garantir a visibilidade em tempo real do estoque para evitar atrasos nos pedidos e problemas de disponibilidade de mercadorias.
Outro ponto importante é em relação à organização entre os produtos da loja física x loja virtual.
Não pode correr o risco de vender algo que não tenha disponível em seu estoque, isso pode se tornar um grande problema. Então invista em um gestor de estoque, principalmente se optar por usar uma única empresa para ambas operações, loja física e loja virtual.
É muito importante sincronizar as duas frentes e acompanhar de perto a gestão de estoque. Lembre-se de que não há como existir duas empresas no mesmo CNPJ com estoques separados.
Para organizar esse aspecto e otimizar o estoque, você pode contar com tecnologias específicas.
Como ter uma loja física e uma loja virtual?
O primeiro passo é separar as finanças. Isso inclui registros contábeis e análises financeiras. A separação ajuda a acompanhar o desempenho de cada canal e o faturamento.
A gestão de estoque, como mencionamos anteriormente, deve ser feita com regularidade e responsabilidade. Utilize sistemas de gerenciamento que se integram às operações tanto do mundo online quanto offline.
Desse modo, você consegue oferecer uma experiência melhor ao cliente. Se você possui ambos os tipos de lojas e está com dificuldades para cuidar da gestão financeira, é importante buscar o suporte de uma contabilidade especializada, ela te ajudará a organizar as finanças, corrigir erros, entender a melhor forma de expandir o seu negócio e, claro, pagar tributos corretamente para evitar problemas fiscais.
Para auxilio na parte contábil do seu negócio ou para quaisquer duvidas entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital! Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!