O MEI é uma das formas de regularizar o seu negócio, e a cada dia ganha mais adeptos no Brasil.
Isso acontece porque o MEI é uma forma de facilitar a formalização do negócio para milhões de empreendedores, fazendo eles terem acesso a diversos benefícios.
Mas o que acaba acontecendo, é que devido aos benefícios que o MEI traz, muitos acabam optando por esse regime mesmo ele não sendo o mais indicado para alguns tipos de negócios.
O que é o MEI e quais as suas vantagens?
MEI significa Microempreendedor Individual, ou seja, é o empresário que trabalha por conta própria e decide se legalizar como microempresário.
O MEI é o modelo de empresa mais simples e mais fácil de configurar, por isso muitos acabam optando por ele, mesmo sem saber quais são os requisitos necessários para se legalizar como MEI.
É importante ter em mente que existem profissões que não se encaixam nesse tipo de modelo de empresa.
Mas para aqueles que se enquadram nesse tipo de empresa, existem inúmeras vantagens.
Como por exemplo a facilidade de abertura. Todo o processo para a abertura do MEI pode ser feito pela internet, sem muita burocracia e de forma GRATUITA..
E como o sistema de recolhimento do MEI é o Simples Nacional, que é mais vantajoso e também mais econômico para os microempreendedores individuais.
Outra vantagem é que os empreendedores que possuem o MEI, conseguem aprovações de crédito mais facilmente e as taxas de juros também podem ser menores em alguns bancos.
E por fim, a declaração de impostos de renda é mais simplificada. Realizar a gestão das receitas, entradas e saídas é um processo bem menos burocrático.
Então, se sua empresa se enquadrar nos requisitos do MEI, essa é sim uma boa escolha.
Quem pode ser MEI?
Depois de entender um pouco melhor o que é o MEI e quais as suas vantagens, com certeza você se interessou por esse modelo de empresa.
Porém, antes de escolher abrir um MEI, é importante saber se a sua empresa se encaixa ou não nos requisitos impostos por esse tipo de negócio.
A primeira coisa a se analisar antes de escolher ser MEI é qual será o seu faturamento anual.
O limite de faturamento anual do MEI até esse momento é de R$81.000,00, mesmo parecendo um valor alto, se você dividir esse valor por 12 meses, dá em torno de R$6.750 por mês.
Se caso você não sabe qual seria o valor do seu faturamento anual, é importante realizar algumas pesquisas e ver quanto seus concorrentes faturam e assim ter uma ideia do quanto a sua empresa pode faturar.
A segunda coisa a se analisar é a atividade que você exerce está na lista de atividades permitidas para o MEI.
Essa lista pode ser encontrada no Portal do Empreendedor, e se a sua atividade não estiver entre as previstas, você terá que se cadastrar em outra categoria, como por exemplo, na microempresa ou em uma empresa de pequeno porte.
A terceira coisa que você deve saber antes de abrir um MEI é que a sua empresa poderá ter somente um funcionário registrado.
E a última coisa é que você não pode ter nenhuma participação em outra empresa, seja como titular ou como sócio.
Se você depois de analisar todos esses requisitos e descobrir que sua empresa pode ser MEI, não perca tempo e faça a abertura do seu MEI agora mesmo.
Conforme sua empresa crescer, esse regime pode não ser o melhor regime, porque o seu faturamento pode aumentar, ou precisar de mais funcionários.
Mas não se preocupe, se o faturamento da sua empresa aumentar é porque você está no caminho certo!
Se você é ou quer ser MEI e têm dúvidas entre em contato com a nossa equipe, para podermos esclarecer todas as suas dúvidas.
Você pode fazer isso clicando no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessando nosso SITE e solicitando uma proposta.
Você também pode falar com o nosso suporte no número (12) 3351-0370.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessyca.talita e @atlantiscontabilidade
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!