Saiba como regularizar o Dropshipping
Primeiro precisamos entender o que é o Dropshipping, esse termo vem da junção da palavra drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzido como remessa.
São basicamente lojas virtuais que vendem produtos de terceiros, mas que deixam o processo de venda e entrega nas mãos desses fornecedores.
Assim o responsável pela loja não possui o estoque de produtos e trabalha em parceria com o fornecedor que possui o estoque e realiza as entregas.
O e-commerce funciona como uma vitrine e o empreendedor faz a intermediação, dessa forma o cliente realiza a compra e as informações são repassadas para o fornecedor.
O que é Dropshipping?
O Dropshipping é um mercado que está em crescimento, visto que é uma atividade rentável e de despesas baixas que podem gerar lucros consideráveis.
É graças a essa técnica que empresas como eBay, Mercado Livre e Amazon conseguiram construir verdadeiros impérios de vendas na internet.
Só que por ser um modelo relativamente novo, muita gente começa o Dropshipping de maneira irregular, na maior parte dos casos por falta de informação.
Dessa forma é importante regular o Dropshipping para que seus lucros não se transformem em prejuízos.
É importante saber que ainda não existe uma legislação específica para regulamentar essa atividade no Brasil.
Mas isso não significa que você está fazendo uma operação ilegal, significa que você precisa ter atenção redobrada para regularizar e é muito inteligente usar uma ajuda profissional especializada desde o começo.
Quando e como regularizar o Dropshipping?
O certo é fazer a regulamentação logo no começo, para isso é de extrema importância escolher o CNAE mais adequado para o Dropshipping.
Ao escolher o CNAE certo você garante a tributação correta e não paga mais impostos do que deveria.
Quando for abrir a sua empresa e o seu CNPJ, o CNAE certo para Dropshipping é 7490-1/04 (atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários).
Se alguém te falou que promoção de vendas ou você leu em algum lugar essa recomendação, você está sendo enganado.
O CNAE de promoção de vendas inclui a atividade de entrega de panfletagem, a atividade ocorre em um ponto de venda físico e a promoção de vendas não permite abater o valor pago pelo cliente.
Por isso zele pela segurança do seu negócio e regularize seu Dropshipping no CNAE correto que é o Intermediação de negócios.
A burocracia não é fácil e pode confundir, trazendo grandes problemas para a empresa, o cenário ideal na hora de regularizar o Dropshipping é com um suporte profissional especializado desde o começo.
Já com relação ao regime tributário, o certo é que a operação de Dropshipping seja tributada pelo Lucro presumido, não é recomendado operar como pessoa física e nem com o MEI.
Então dessa forma o primeiro passo é criar um CNPJ e abrir uma microempresa, ao escolher a categoria “Atividades Comerciais Intermediárias”, você paga o Simples Nacional.
Por conta de ser um negócio maior que o MEI, é extremamente necessário buscar a orientação de um contador de confiança. Ele saberá explicar e orientar as questões mais complexas sobre como legalizar o Dropshipping, não só no setor de contábeis, mas em outras áreas que envolvem imposto.
Lembre-se que não é uma sugestão, mas uma questão de conformidades com as leis do nosso país. Exceto para o MEI, toda empresa deve ter um contador responsável para prestar suporte neste processo.
Esse acompanhamento faz com que você mantenha a contabilidade em dia e tenha tempo para se preocupar com outras demandas da sua empresa.
Sem mencionar que você elimina os riscos de operar de maneira irregular. Vale destacar que nem todo contador faz esse tipo de trabalho.
Quanto deve ser pago de imposto no Dropshipping?
O valor de imposto a pagar dependerá do regime tributário escolhido, variando de 6 a 16,33%. Vale lembrar que o valor não é calculado sobre todo o faturamento da loja, pois se entende que o Dropshipping é um serviço de intermediação entre o cliente e o fornecedor.
Portanto, a alíquota incide apenas sobre o valor da comissão a ser paga pelo fornecedor ao dropshipper.
Desde janeiro de 2015, como atividade de intermediação de negócios, as empresas de CNAE 5250-8/01 podem optar pelo Simples Nacional como regime tributário, utilizando a tabela de alíquotas prevista no Anexo VI.
Outras opções de enquadramento para recolhimento de impostos são o Lucro Real e o Lucro Presumido – consulte seu contador para essa importante definição.
Para calcular usando o Imposto simples nacional, deve-se identificar quanto o negócio faturou no último ano, em seguida ver a alíquota e a parcela a ser deduzida, fazer o cálculo da alíquota efetiva, dessa forma você conseguirá o valor a ser cobrado naquele mês em questão.
Nunca se esqueça que não existe artigo que possa substituir a orientação dos profissionais de contabilidade sobre como legalizar o Dropshipping.
Vale a pena contratar um contador para legalizar o Dropshipping?
Com toda a certeza vale, dependendo de como o negócio é aberto, você vai ter mais ou menos vantagens, pagar mais ou menos impostos, ter mais ou menos obrigações. O contador vai te auxiliar nesse processo e vai te ajudar a decidir como montar a empresa da melhor forma possível.
O contador especializado pode ajudar a ter menos gastos, ele pode selecionar o regime tributário mais vantajoso do ponto de vista financeiro, dessa forma são menos multas e taxas a serem pagas.
Se a empresa tiver um CNPJ visível para o cliente na hora da compra, ele poderá ver o histórico da empresa, reclamações e outros problemas, isso desperta a confiança do comprador e aumenta as vendas.
Emitir notas fiscais para os clientes pode ser um trabalho cansativo e que demanda muito tempo, no entanto o contador pode usar ferramentas para emitir notas de maneira automática.
Mas a principal vantagem em ter um contador é tirar uma grande carga de trabalho das suas costas.
Nesse caso o contador assume parte das tarefas que o empreendedor fazia, liberando-o para focar naquilo que realmente é produtivo e que trará benefícios reais e o ajudará a vender mais e conquistar melhores resultados.
Se você está começando ou pretende começar no Dropshipping CLIQUE AQUI e solicite uma proposta, nossa equipe irá entrar em contato com você e te orientar a regularizar sua operação!
Acesse nosso site: atlantisdigital.com.br
Ou fale com nosso suporte: 12 3351-0370.