Desde 1º de agosto de 2023, não estão sendo cobrados impostos de importação para compras internacionais feitas pela internet de até US$ 50 para empresas que fazem parte do Remessa Conforme.
Embora taxas e mudanças em regras relacionadas à importação tenham causado preocupação, lembre-se de que há muitas oportunidades na área.
Mas nesse cenário, será que vale a pena importar como MEI ou é melhor com CPF?
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
Também gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Por diversas questões, é melhor importar como MEI. Os motivos são:
Formalização da importação
Formalizar o seu negócio como Microempreendedor Individual traz uma série de vantagens para o seu negócio.
E isso também vale para a formalização da importação. Afinal, você consegue dar origem para a entrada da mercadoria.
Aliás, você também terá uma nota fiscal de entrada comprovando os valores e itens que foram vendidos.
Qualquer problema relacionado a isso, pode afetar a credibilidade do negócio e trazer prejuízos financeiros.
Quando você formaliza a importação, comprova que determinado processo foi realizado de forma correta, de acordo com as leis nacionais.
Já existem algumas plataformas de marketplace que pedem para você colocar a nota fiscal de entrada quando você vai vender um produto (não apenas da saída).
Limite anual do MEI
Sabia que como Microempreendedor Individual, você tem 80% do limite total do MEI no ano para trazer como importação?
Mas o que isso significa?
Atualmente, há um limite de R$ 81 mil para MEI. A partir desse valor, até 80%, é possível fazer a importação simplificada, que não exige a habilitação do RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).
Taxa mensal fixa
Você irá pagar apenas a Guia do Simples Nacional (DAS-MEI) de acordo com a sua taxa única mensal.
Isso diminui custos adicionais com impostos e burocracia, simplificando o processo de recolhimento e declaração.
Formalize o seu negócio como MEI
A formalização do seu negócio traz mais credibilidade e confiança ao consumidor.
Quando você tem um CNPJ, demonstra mais seriedade, o que pode fazer a diferença na forma como o consumidor vê o seu negócio.
Algumas pessoas acham que formalizar o negócio acaba sendo desvantajoso e trabalhoso, porque é preciso pagar mais impostos, mas é justamente o contrário.
Com o MEI, você consegue reduzir e simplificar a tributação.
Se você tiver qualquer dificuldade em relação a esse processo, o ideal é contratar uma empresa de contabilidade, que irá cuidar disso para você e te orientar em todas as etapas e obrigações fiscais.
Vale a pena trabalhar com importação?
2023 foi um ano de muitas mudanças para profissionais que importam produtos para revender aqui no Brasil ou que trabalham com dropshipping.
As novas regras levaram alguns profissionais a questionar se ainda seria viável importar produtos, pois muitos não as consideraram tão vantajosas assim.
Porém, continua valendo a pena importar produtos, pois você terá muito mais oportunidades de mercado digital.
Embora o ano esteja chegando ao seu fim, se você deseja começar a se preparar para aumentar as vendas em 2024 ou considera a possibilidade de criar um e-commerce e importar produtos, precisa saber mais das principais vantagens de trabalhar com importação.
Dentre elas, podemos citar:
Variedade de produtos
Você quer aumentar o portfólio de produtos no seu site?
Então, tem mais um motivo para importar produtos como MEI.
Há vários itens que são lançados lá fora, mas demoram para chegar ao Brasil. E se você for um dos primeiros a oferecê-los para o público-alvo, poderá ganhar vantagem competitiva e aumentar o número de vendas.
Lançamentos e itens diferenciados valorizam o mix de produtos e fazem com que a sua empresa consiga chamar a atenção dos consumidores.
Custos
Em vários casos, a importação de produtos costuma ser mais econômica, principalmente se você encontrar bons fornecedores internacionais que trabalham com preços atrativos.
Assim, você consegue reduzir despesas e aumentar os seus lucros.
Variedade sazonal
É possível importar produtos para atender demandas específicas.
Em algumas épocas do ano, é normal que a procura por um determinado produto aumente.
Caso você trabalhe com importação, poderá aumentar as vendas em diferentes épocas do ano, de acordo com as necessidades e desejos do público-alvo.
Para auxilio na parte contábil do seu negócio ou para quaisquer duvidas entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital! Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!