Como estruturar seu e-commerce

Blog da Atlantis

Quer estruturar seu e-commerce? Então se liga nesse artigo!

Nos últimos anos, o número de lojas virtuais cresceu consideravelmente. As empresas que não comercializavam seus produtos e serviços de forma online, precisaram se adaptar à nova realidade.

As expectativas para o comércio eletrônico continuam otimistas e, por isso, há muito espaço para profissionais que desejam escalar seus negócios e fazer mais vendas pela internet.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos dar várias dicas para você estruturar seu e-commerce e montar um negócio de sucesso em 2023! Confira.

Caso prefira, gravamos um vídeo especial com as principais dicas para estruturar seu e-commerce. E caso precise de ajuda para regularizar o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.

Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e fique pronto para começar a estruturar o seu e-commerce!

1. Tenha um CNPJ

O primeiro passo para estruturar seu e-commerce é criar um CNPJ.

Você pode vender com o seu CPF, mas isso não é indicado.

Afinal, um CNPJ, traz mais credibilidade para a sua loja e ajuda a formalizar a sua situação. Além disso, um CNPJ é importante para legalizar a empresa e profissionalizar o e-commerce.

Com um CNPJ ativo, você também pode criar uma conta bancária jurídica e ter acesso a linhas de crédito especiais para empreendedores.

2. Pense na forma de envio dos produtos

O envio de mercadorias é uma etapa importante do planejamento logístico – uma ação que combina os processos de transporte e armazenamento dos produtos que você pretende vender no seu e-commerce.

Mesmo que o seu negócio se torne mais conhecido, você irá perder a oportunidade de fidelizar clientes, caso não defina estratégias para entregar os produtos dentro do prazo e com a maior qualidade possível.

Por isso, realizar um planejamento logístico é uma etapa essencial para estruturar seu e-commerce.

A escolha entre enviar produtos pelo Correio ou transportadora, por exemplo, depende de fatores como peso das mercadorias, prazo de entrega e distância a ser percorrida.

No começo, um contrato com o correio, costuma ser suficiente para atender a demanda. Porém, com o tempo, você pode pensar em outras formas de entrega, como contratar uma transportadora, por exemplo.

É importante analisar tudo isso para que assim, você possa descobrir qual é a melhor opção para você entregar os produtos para os clientes.

Abra seu CNPJ

3. Defina quais canais de comunicação você irá utilizar

Definir estratégias de divulgação é importante para você chegar até a sua audiência e tornar a sua loja virtual mais conhecida.

Mas afinal, como definir quais canais de comunicação podem ser utilizados para conversar com a sua audiência e divulgar as novidades do seu negócio?

Claro que quanto mais presente você estiver no ambiente digital, melhor. Só que não adianta apenas criar uma página nas redes sociais e deixá-la abandonada!

O ideal é atualizar os canais de comunicação com frequência, pois isso ajuda a trazer mais credibilidade para o negócio e a criar uma conexão com o público-alvo.

Também é interessante fazer uma pesquisa para saber quais canais de comunicação o seu público-alvo costuma utilizar mais.

Dentre os principais canais de comunicação para divulgar produtos e se conectar com o público, podemos mencionar:

• Redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube, etc)

• Site institucional

Chat online

• Blog

• E-mail

Esse é um passo muito importante para estruturar seu e-commerce e fazê-lo crescer cada vez mais!

4. Processos bem definidos

Estruturar um e-commerce envolve a organização de diversos processos empresariais.

Para começar essa etapa, é importante pensar em processos-chave. Quais são os processos mais importantes para a sua loja virtual? O que você precisa fazer todos os dias e como organizar a sua agenda?

Além da identificação de processos, também é importante documentar os prazos e monitorar o andamento dos seus projetos.

5. Faça um controle de estoque

No começo, é muito comum que os empreendedores comprem um número muito grande de mercadorias para não faltar produtos no site.

Entretanto, se você ainda está no processo de estruturar seu e-commerce, é importante testar primeiro o produto e montar o estoque de acordo com sua disponibilidade física, isto é, o espaço que você tem disponível para armazenamento.

Quanto ao controle de estoque, também é importante escolher fornecedores confiáveis e utilizar ferramentas de gestão.

Assim, quando o seu negócio começar a crescer, ficará mais fácil manter o controle de estoque, saber quais são os produtos mais vendidos e se organizar em relação aos pedidos e entregas.

6. Defina onde você vai vender

Como você pretende vender os produtos? Irá criar a sua própria loja virtual ou cadastrar os produtos em plataformas de marketplace? Pretende vender nas redes sociais?

Antes mesmo de você criar o seu negócio, é importante pensar nesses detalhes.

Assim, poderá pensar em estratégias mais eficazes de divulgação, criando campanhas alinhadas com os objetivos de negócio e as necessidades do seu público-alvo!

Abra seu CNPJ

Se você está pronto para começar a estruturar seu e-commerce mas precisa de uma ajudinha para regularizar a sua operação e poder crescer sem dor de cabeça, nós da Atlantis Contabilidade podemos te ajudar!

Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.

E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!

O que achou das nossas dicas? Você já está pronto para impulsionar seu e-commerce em 2023?

Os mais lidos:

fiscal

Checklist fiscal e contábil de fim de ano: comece 2026 com tudo

O fim do ano é o período mais movimentado para quem vende online. Entre Black Friday, Natal e férias, o...

Se tiver algo para resolver, é melhor se apressar!

O fim de ano costuma trazer uma dúvida comum para empreendedores: “devo resolver as questões da minha empresa agora ou...

natal cnpj

Regularizar loja online antes do Natal: Evite perda de vendas

O Natal é o período mais forte do varejo no Brasil — e isso inclui o e-commerce, que cresce em...

desenquadramento mei

Termo de Desenquadramento: A Receita está Agindo!

quero abrir uma empresa, agora! QUERO MIGRAR MINHA EMPRESA PARA ATLANTIS Termo de Desenquadramento MEI O MEI sempre foi conhecido...

decimo terceiro

Décimo Terceiro Salário: Prazo Para Pagar 2025

quero abrir uma empresa, agora! QUERO MIGRAR MINHA EMPRESA PARA ATLANTIS Décimo Terceiro Salário O final do ano é um...

limite do mei

Estourei o limite do MEI… e agora?

quero abrir uma empresa, agora! QUERO MIGRAR MINHA EMPRESA PARA ATLANTIS Estourei o limite do MEI… e agora? A Black...

greem flags

Green Flags de Fornecedores: Só Aceite os Melhores

quero abrir uma empresa, agora! QUERO MIGRAR MINHA EMPRESA PARA ATLANTIS Antes de falarmos sobre como identificar os melhores fornecedores,...

prejuizo black friday

Prejuízo na Black Friday? Atenção! Volume não é lucro.

quero abrir uma empresa, agora! QUERO MIGRAR MINHA EMPRESA PARA ATLANTIS Você não quer ter prejuízo na Black Friday, este...

mais recentesatlantis

fiscal

Checklist fiscal e contábil de fim de ano: comece 2026 com tudo

Se tiver algo para resolver, é melhor se apressar!

natal cnpj

Regularizar loja online antes do Natal: Evite perda de vendas

Seja o primeiro a receber nossos artigos e fique por dentro do mundo da contabilidade digital

Preencha o formulário abaixo que uma especialista entrará em contato em breve.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.