Está procurando dicas para começar um e-commerce em 2023? Então está no lugar certo.
Começar um e-commerce em 2023 pode ser um verdadeiro desafio para quem deseja realizar vendas pela internet!
Afinal, a concorrência está aumentando e o consumidor está cada vez mais exigente.
Porém, existem formas de você criar um negócio de sucesso e fazer muitas vendas online ainda neste ano!
Para te ajudar, separamos algumas dicas para você começar um e-commerce em 2023.
Caso prefira, gravamos um vídeo especial com as principais dicas para você começar o seu e-commerce. E caso precise de ajuda para regularizar o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
1. Defina o seu nicho
Tudo começa com a escolha do nicho – uma segmentação bem definida é a chave para o seu e-commerce já começar com o pé direito.
É comum que empreendedores, no início do negócio, testem diversos nichos diferentes para encontrar o ideal. Obviamente, quanto mais nichos você conseguir atender com maestria, melhor.
Porém, tentar conquistar todos os públicos pode ser um grande erro se feito sem estratégia. Para a sua empresa se destacar e se consolidar no mercado, é aconselhável desenvolver estratégias diferenciadas para cada tipo de nicho que você pretende atender.
É isso que vai direcionar as suas ações e fazer com que você possa criar campanhas mais eficientes para conquistar novos consumidores!
2. Defina a persona do seu negócio
Persona é um personagem fictício que representa o consumidor ideal da sua empresa.
Ela é desenvolvida levando em consideração o perfil comportamental, necessidades, desejos e desafios enfrentados pelo público-alvo. É importante lembrar que uma empresa pode ter mais de uma persona.
Com essa definição, fica mais fácil criar campanhas de marketing eficientes e definir o tom de voz da marca, além de ajudar a definir os produtos que serão ofertados pelo seu negócio.
Criar uma persona é fundamental para começar um e-commerce em 2023.
Afinal, como você vai vender, se não conhece bem o seu cliente e o que ele espera de você?
Veja algumas dicas para você estudar a persona do seu negócio:
• Faça uma pesquisa de mercado.
• Analise todas as informações disponíveis.
• Analise os seus concorrentes.
3. Escolha bem seus fornecedores
A escolha dos fornecedores é um ponto fundamental para quem deseja começar um e-commerce em 2023.
Esse trabalho pode ser um pouco complexo, já que é necessário considerar vários fatores, como preço, disponibilidade de produtos, tempo de entrega, formas de pagamento e muito mais.
Para atender todas as demandas do seu negócio, faça uma pesquisa de fornecedores e selecione aqueles que você mais gostou.
Os fornecedores podem ser fabricantes, distribuidores e importadores!
Mas antes de fechar qualquer negócio, tire todas as suas dúvidas e fique atento a pontos como: orçamento disponível, produtos que você deseja vender e a frequência que você deseja pedir novos itens.
4. Faça um plano de negócios
O plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de uma empresa.
Aqui, você consegue identificar os principais pontos fortes e fracos de uma empresa, além de desenvolver estratégias de marketing e de divulgação.
O plano serve como uma base de orientação para o seu e-commerce. Porém, dependendo das circunstâncias, você pode alterar os objetivos e as estratégias para se ajustar de acordo com o rumo que as coisas estão levando.
As informações armazenadas no plano de negócios serão muito úteis para você e futuros colaboradores. A ajuda de um profissional especializado irá te ajudar a desenvolver um plano de negócios mais realista e eficiente!
5. Defina os canais de atendimento
Antes mesmo de começar um e-commerce em 2023, pense nos canais de atendimento que você pode disponibilizar para os clientes entrarem em contato com você.
Um atendimento de qualidade faz toda a diferença na hora de atrair novos clientes e manter os atuais.
É normal que um cliente, antes de comprar um produto, queira tirar dúvidas. Os canais de atendimento ajudam você a responder perguntas, solucionar problemas e desenvolver uma linguagem personalizada, de acordo com o que o cliente precisa.
Um cliente satisfeito com o atendimento com certeza irá realizar outras compras com você e também te indicar para outras pessoas.
6. Pense nas opções de envio
O planejamento de logística com toda a certeza faz parte da estratégia de um e-commerce de sucesso.
O transporte, armazenamento e organização fazem parte de atividades relacionadas à logística. Também é importante considerar custos relacionados ao frete.
Embora a concorrência possa ser desafiadora, há várias oportunidades de negócios para quem deseja começar um e-commerce em 2023.
Algumas plataformas disponibilizam opções próprias de logística para facilitar o envio dos vendedores, como por exemplo o Full do Mercado Livre. Opções não vão faltar para que você faça com que seus pedidos cheguem em perfeitas condições para os clientes.
Dica Extra: Regularize o seu negócio
Regularizar o seu negócio através de um CNPJ é essencial para que você consiga escalar suas vendas sem nenhuma dor de cabeça.
Algumas pessoas pensam que começar pelo CPF é a melhor opção, porém não é bem assim. Um CNPJ passa mais credibilidade para o seu negócio perante aos clientes, órgãos e também fornecedores.
Outro motivo para regularizar o seu negócio é o fato de que pelo CNPJ, inicialmente os impostos serão muito menores do que os impostos cobrados na PF.
Para te ajudar nessa questão, nós da Atlantis estamos sempre prontos,
basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
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O que achou das nossas dicas? Você já está pronto para começar o seu e-commerce em 2023?