O planejamento de estoque é muito importante para qualquer empresa que deseja oferecer uma boa experiência para o cliente, aumentar as vendas e otimizar o processo de entrega de mercadorias.
Por esses motivos, cabe à cada gestão priorizar determinados procedimentos e práticas, com o objetivo de otimizar o controle e a organização dos produtos.
E se você quer aprender como fazer o planejamento de estoque para a sua loja física ou virtual, continue a leitura! Vamos explicar tudo sobre o assunto.
O que é planejamento de estoque?
Planejamento de estoque é o processo de controlar a entrada e saída de mercadorias, além de monitorar as operações da sua empresa.
O objetivo é evitar perder a venda de um produto por falta dele no estoque.
O processo de compras deve ser baseado em uma análise que concreta, já que ele depende de diversos fatores e qualquer erro nesse processo, pode prejudicar a imagem do negócio.
Uma boa gestão aumenta as oportunidades de vendas, garante a entrega de produtos na data marcada e auxilia no planejamento financeiro!
Dicas para fazer um planejamento de estoque eficiente
Agora que você já sabe o significado desse conceito, está na hora de entender como fazer uma gestão de estoque eficiente.
Assim, poderá aumentar as vendas e otimizar o processo de logística da sua empresa. Confira!
1. Gerencie os itens no seu estoque
Para começar, avalie todos os produtos que estão no estoque.
Esse processo se torna mais fácil com o uso da tecnologia, já que há diversas ferramentas tecnológicas específicas para isso.
Também é importante armazenar informações como quantidade de estoque de cada um dos produtos, preço e data de vencimento (caso tenha).
Para controlar melhor esse trabalho, o ideal é que a lista seja atualizada com frequência. Desse modo, você terá maior controle das entradas e saídas de cada um dos produtos.
2. Faça uma previsão de vendas
Ao controlar as operações de venda, você tem mais facilidade para desenvolver um histórico de giro das mercadorias.
A estimativa de vendas pode ser direcionada para os produtos que trazem mais lucro para a sua empresa e que são vendidos de forma mais rápida.
Essa informação também te ajuda a entender o tempo médio que cada produto fica parado no estoque e quando será necessário fazer novos pedidos para os fornecedores.
3. Calcule os custos de armazenamento
Como o processo de armazenamento envolve diversos fatores, é importante analisar todos os custos, como por exemplo, espaço disponível para armazenamento e equipe contratada para atuar nessa área.
Assim que tiver todas as informações estratégicas em mãos, crie um planejamento de estoque eficiente, para que possa analisar as melhores formas de reduzir custos e aumentar o lucro com a venda dos produtos.
4. Trabalhe com fornecedores confiáveis
Para a gestão de estoque ser eficiente, a sua loja precisa trabalhar com fornecedores confiáveis, atentos aos prazos e com uma boa estratégia de comunicação.
Dessa forma, caso algo aconteça, o fornecedor poderá te avisar a tempo e, assim, será possível pensar em uma solução.
Afinal, problemas na comunicação entre as duas partes podem causar problemas relacionados ao prazo e a entrega de mercadorias.
Caso você esteja começando o seu próprio negócio ou, então, esteja pensando em mudar de fornecedor, faça diversas pesquisas e converse com outros profissionais.
A parceria com bons fornecedores garante o relacionamento profissional e o abastecimento de produtos, que são essenciais para a sua empresa realizar vendas e deixar o cliente satisfeito com o serviço.
5. Busque um equilíbrio para o seu estoque
Você sabe quais são as mercadorias mais vendidas e quais são as que ficam mais tempo paradas no estoque?
Essa informação é essencial não apenas para controlar o estoque, mas também para entender o que o seu cliente precisa.
O ideal é que o armazenamento permaneça em equilíbrio, isto é, sem sobrar ou faltar produtos.
Através do planejamento, você consegue analisar melhor o estoque, o que permite que o equilíbrio seja estabelecido.
Agora você deve procurar um contador para te auxiliar em todas atividades da sua empresa.
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