Até o ano de 2022, com o compilado de CNAEs diferenciados, a atividade profissional de social media podia ser encaixada dentro do MEI.
No entanto, a partir de 2023, essa opção deixou de ser viável. A Receita Federal estabeleceu uma atividade específica que direciona diretamente para o Simples Nacional. Portanto, não é mais possível iniciar como MEI e posteriormente optar pelo Simples Nacional.
Agora, os profissionais de Social Media devem se enquadrar diretamente no Simples Nacional ou outro regime tributário, de acordo com as regras estabelecidas para essa categoria.
E se você trabalha como Social Media e está com dúvidas sobre isso, fique tranquilo!
Vamos explicar tudo sobre o Simples Nacional e te mostrar quais são os custos envolvidos nesse processo. Continue a leitura e saiba mais.
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Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba tudo sobre essa profissão em potencial!
Social Media precisa ter um CNPJ?
Muitos profissionais de Social Media, especialmente os que estão no início de suas carreiras, optam por exercer suas atividades como pessoa física (PF).
Embora não seja uma prática ilegal, desempenhar essa atividade profissional como pessoa física geralmente não é aconselhável, devido à alta carga tributária em vigor no Brasil.
Na prática, aqueles que escolhem atuar como autônomos estão sujeitos a alíquotas de impostos que podem chegar a 27,50%.
Além disso, esses profissionais correm o risco de perder oportunidades de negócio, pois muitas empresas exigem a emissão de notas fiscais para os serviços prestados.
Então, a abertura de um CNPJ é recomendada para quem deseja crescer na área e reduzir o pagamento de impostos.
O que é Simples Nacional?
O Simples Nacional é um sistema tributário simplificado destinado a empresas que possuem um nível de faturamento anual abaixo de um limite estabelecido.
Ele é destinado a microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Foi criado com o intuito de simplificar o pagamento de tributos, reduzindo a burocracia e facilitando o recolhimento de tributos.
Nesse regime, os empreendimentos são enquadrados em uma alíquota com tabela progressiva, que muda de acordo com a receita bruta anual.
Apesar das vantagens, é importante lembrar que nem todas as atividades profissionais conseguem aderir ao Simples Nacional, pois há limitações específicas para determinados setores.
Quanto custa o Simples Nacional?
Atualmente, os profissionais que estão começando no Simples Nacional como Social Media, vão entrar na primeira faixa.
É que esse regime tributário é evolutivo. Então, quanto mais o profissional faturar, maior será a alíquota.
Para os profissionais que ganham até R$ 15 mil por mês, a alíquota é de 6%.
Já para os que estão ganhando mais do que esse valor, existe uma outra alíquota, que vai evoluindo conforme o faturamento.
Quando mudar o regime tributário?
A mudança do regime tributário envolve vários fatores, como por exemplo, faturamento, atividades desenvolvidas e estrutura organizacional.
Antes de mudar o regime do seu negócio, é essencial conversar com um contador, pois ele irá te auxiliar durante todo esse processo e cuidar de questões mais técnicas e burocráticas.
Mas de maneira geral, para aqueles que ganham até R$ 100 mil/R$ 150 mil por ano, o Simples Nacional costuma compensar mais.
Quando o faturamento anual ultrapassa esses valores, é necessário fazer uma comparação entre os dois regimes: Simples Nacional e Lucro Presumido.
Assim, é impossível saber se você está de fato na melhor opção tributária para o seu negócio.
O Lucro Presumido é um modelo de tributação simplificado adotado por empresas para calcular e pagar os impostos federais, como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Nesse regime, a base de cálculo dos impostos é determinada pela Receita Federal com base em uma presunção de lucro, onde são aplicadas alíquotas fixas sobre a receita bruta da empresa.
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