Saber qual endereço registrar como sede pode ser um desafio para quem está iniciando algum tipo de serviço remoto ou pretende criar uma loja virtual.
Afinal, há uma questão muito importante nessa situação: segurança. É que algumas pessoas não se sentem seguras em utilizar o endereço residencial como sede da empresa.
Também há casos de empresas que não possuem um endereço físico permanente.
E se você se identifica com algum desses casos, a sede virtual pode ser uma boa opção para o seu negócio. Para te explicar melhor, preparamos um artigo especial sobre esse assunto!
Caso prefira, gravamos um vídeo explicando tudo sobre que é sede virtual. E caso precise de ajuda para regularizar o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e saiba as vantagens de utilizar uma sede virtual para abrir o seu negócio!
O que é sede virtual?
A sede virtual é um endereço usado para fins legais e fiscais, como registro da empresa e abertura de conta jurídica, por exemplo.
Ao contratar uma sede virtual, você poderá ter um endereço fiscal para registrar o seu CNPJ e comprovar um endereço junto aos órgãos públicos.
O serviço pode ser contratado por negócios que operam de forma remota ou que não possuem um escritório físico permanente.
Ou seja, é uma opção bem interessante para freelancers, startups e lojas virtuais que desejam manter a flexibilidade e reduzir seus custos.
O endereço fiscal ajuda a proteger a privacidade do empreendedor, pois, dessa forma, ele não precisará utilizar o seu endereço residencial como endereço da empresa.
Aliás, caso não seja permitido pela prefeitura da sua cidade que você utilize o endereço da sua casa ou apartamento para isso, a abertura de negócio com endereço virtual pode ser uma boa solução.
Normalmente, quando se trata de apartamento, é necessário obter a autorização do condomínio. Já quando o imóvel é alugado, o proprietário deve permitir.
Para evitar problemas, alguns profissionais optam pela abertura do negócio em sede virtual.
Entretanto, é importante lembrar que obter um endereço fiscal não significa que o negócio pode atuar em um determinado local sem cumprir as leis. A empresa precisa continuar cumprindo todos os requisitos para operar de forma legalizada em uma determinada região.
Quem pode ter uma sede virtual?
O serviço é recomendado para profissionais que não precisam de um espaço físico para realizar suas atividades, apenas para registrar o CNPJ e um endereço fiscal.
Prestadores de serviço que trabalham de forma remota podem contratar o serviço e, assim, formalizar o negócio.
Na verdade, qualquer pessoa jurídica que cumpra os requisitos legais para registrar a empresa e obter um endereço fiscal, pode ter uma sede virtual.
O que é preciso analisar antes de ter uma sede virtual?
É preciso tomar alguns cuidados antes de abrir uma sede virtual, como por exemplo:
• Verifique a legalidade
• Tenha capital de giro
• Escolha um provedor de confiança
• Separe a documentação necessária
• Invista em segurança dos dados
Quanto custa ter uma sede virtual?
Os valores podem mudar de acordo com a quantidade de serviços que será contratada.
Na Atlantis Contabilidade, nós oferecemos a sede virtual de forma gratuita para os nossos clientes.
Dessa forma, você terá um negócio estabelecido em um endereço virtual de forma 100% legal.
Quais as vantagens de ter uma sede virtual?
Há várias vantagens em ter uma sede virtual, como por exemplo:
1. Segurança
A segurança é uma das principais vantagens em contratar esse tipo de serviço.
O endereço virtual ajuda a manter a segurança dos donos do empreendimento, já que o endereço fiscal pode ser utilizado em vez de fornecer um endereço pessoal.
2. Flexibilidade
A sede virtual oferece mais flexibilidade para profissionais que atuam de forma remota.
Ou seja, se você prefere fazer home office, ou então, costuma viajar e se mudar com frequência, pode ver várias vantagens em ter um endereço virtual.
Afinal, a empresa poderá operar de qualquer lugar do Brasil e a qualquer momento.
3. Menos burocracia
Empresas com sede virtual não precisam de uma documentação tão burocrática para exercerem suas atividades profissionais.
Isso também ajuda a reduzir custos, já que os gastos relacionados à documentação e registros legais para uma sede virtual costumam ser baixos quando comparados aos custos de abertura de negócios físicos.
Ter uma sede virtual traz vários benefícios para empreendedores, principalmente para aqueles que desejam ter mais segurança, privacidade e reduzir custos.
Se você está pronto para começar o seu negócio mas precisa de uma ajudinha para regularizar a sua empresa em uma sede virtual, nós da Atlantis Contabilidade podemos te ajudar!
Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidadeNão se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!