As mudanças nos hábitos de consumo têm despertado o interesse dos empreendedores que desejam começar a realizar vendas de forma online ou criar uma loja virtual. E quem atua nesse segmento é ideal estar sempre buscando dicas para impulsionar seu e-commerce.
Aliás, engana-se quem pensa que o comércio eletrônico já atingiu seu ponto de saturação. Na verdade, ainda há muito espaço para o crescimento e o desenvolvimento de novos negócios no ambiente digital.
E se você deseja tornar seu e-commerce mais lucrativo em 2023, veja as dicas que preparamos para impulsioná-lo e conquistar mais clientes e impulsionar seu e-commerce:
Caso prefira, gravamos um vídeo especial com as principais dicas para impulsionar seu e-commerce. E caso precise de ajuda para regularizar o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
1. Tenha atenção às métricas
As métricas são medidas de desempenho utilizadas para analisar o resultado de uma ação ou estratégia.
Ou seja, as ferramentas de análise de dados ajudam a mensurar e avaliar os processos estratégicos do seu e-commerce.
Elas são importantes para você entender quais estratégias devem ser mantidas, alteradas ou eliminadas por completo.
Afinal, como você vai saber se uma campanha ou ação está dando resultados, se você não avaliar a sua performance?
Por isso, definir métricas é necessário para ampliar a visão do seu e-commerce, identificar novas oportunidades e saber quais são os pontos fortes e fracos de cada estratégia implementada.
2. Aplique a gestão do conhecimento no seu negócio
A gestão de conhecimento se refere ao processo de criar, capturar e compartilhar o conhecimento dentro de uma organização.
Na prática, significa identificar o conhecimento que você e os colaboradores têm que pode ser utilizado dentro da empresa.
Existem várias formas de adquirir conhecimento: cursos, livros, palestras, eventos, entre outros.
Mas tão importante quanto aprender coisas novas, é aplicar na prática aquilo que você sabe.
É essa abordagem sistemática que permite a implementação de novos sistemas e facilitam a disseminação do conhecimento.
Busque o aprendizado e a especialização, mas entenda que o que de fato vai trazer resultados, é a forma como você utiliza esse conhecimento na sua vida pessoal e profissional!
Ao colocar o seu conhecimento em prática, torna-se mais fácil impulsionar seu e-commerce e aumentar as vendas.
3. Tenha uma estratégia de precificação
A precificação é o processo de definir o valor monetário a ser cobrado por um produto ou serviço, com objetivo de maximizar a receita.
É uma parte fundamental para todo negócio, pois a precificação incorreta pode afetar a empresa e até mesmo afastar clientes.
Isso significa que na prática, a estratégia deve trazer um bom retorno para a empresa, mas ao mesmo tempo, manter a competitividade.
A escolha da precificação depende da análise do mercado, das empresas concorrentes, conhecimento sobre o comportamento do público-alvo e obviamente, dos custos e despesas que o seu negócio tem.
Os dados contábeis, assim como a consulta de um profissional especializado, podem ser extremamente úteis na hora de definir uma estratégia de precificação para o seu e-commerce.
Desse modo, você poderá impulsionar seu e-commerce e aumentar os lucros.
4. Segmente o seu público
A segmentação é o processo de separar consumidores em grupos que compartilham características parecidas.
O principal objetivo aqui é personalizar a comunicação e o contato com o consumidor, para que ele tenha uma experiência de valor.
A segmentação considera fatores demográficos, comportamentais e psicológicos.
Em relação as principais vantagens da segmentação de público para impulsionar seu e-commerce, podemos citar:
- Aumento do número de vendas.
- Estratégias e ações mais eficientes para o seu negócio.
- Redução de custos.
Com a segmentação, os negócios virtuais podem direcionar seus esforços para grupos de consumidores que realmente têm interesse nos produtos e serviços, ao invés de tentar alcançar todos os tipos de público.
Além disso, esse processo também permite que você ofereça um atendimento mais personalizado e eficiente, focado nas principais necessidades, desejos e problemas de cada consumidor.
5. Ofereça várias formas de pagamento
Uma loja virtual pode oferecer diversas formas de pagamentos para clientes: boleto, PIX, cartão de débito, cartão de crédito, carteiras digitais, entre outros.
E essa diversificação está sendo cada vez mais exigida pelo mercado. Afinal, se o seu negócio não oferece várias formas de pagamento, você pode estar perdendo clientes.
Por isso, além de oferecer bons preços e um atendimento de qualidade, também é importante disponibilizar várias formas de pagamento, para que o cliente possa escolher a melhor opção para ele.
Essas são as nossas dicas para você impulsionar seu e-commerce!
Ao colocá-las em prática, você poderá obter resultados mais satisfatórios, fidelizar clientes e aumentar o número de vendas em 2023!
Se você está pronto para começar a impulsionar o seu e-commerce mas precisa de uma ajudinha para regularizar a sua operação e poder crescer sem dor de cabeça, nós da Atlantis Contabilidade podemos te ajudar!
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O que achou das nossas dicas? Você já está pronto para impulsionar seu e-commerce em 2023?