e-Commerce ou Dropshipping?
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre e-commerce e já tenha comprado em diversos na internet, mas e dropshipping já ouviu falar?
Se você acredita que os dois são o mesmo serviço, está enganado, apesar de ambos serem modalidades de comércio digital eles possuem diferenças tanto na forma de tributação como na forma de atuação.
Mas podemos dizer que as duas formas de vendas na internet possuem coisas em comum, entre as principais podemos citar: grande escalabilidade e pouco investimento para começar.
O que é e-commerce?
É bem provável que você esteja pensando que toda forma de comércio na internet seja e-commerce, o que é um erro que muitos cometem, mas sem problemas, estamos aqui para te explicar!
Digamos que a maior diferença entre e-Commerce e Dropshipping, é o estoque das mercadorias. O e-Commerce mantém um estoque físico em sua residência ou estabelecimento.
Ter um estoque, implica em algumas coisas, como por exemplo a escolha de bons fornecedores que consigam suprir a sua demanda, a fim de sempre ter a mercadoria disponível para envio para os clientes.
Outra coisa é característica do e-Commerce, é o envio dos produtos por parte do próprio vendedor, pelos Correios ou alguma outra transportadora.
Uma das tarefas que possui mais peso dentro do e-commerce é a logística que é realizada a todo momento. É necessário que os donos de e-commerce saibam exercer tal tarefa com maestria!
Uma falha na operação, pode significar o atraso no envio das mercadorias para os clientes, e para uma empresa de vendas online não tem nada pior que um cliente insatisfeito, pois o mesmo pode expor a sua avaliação negativa que ficará visível para todos os outros clientes.
Então vamos lá, para entender o que é e-commerce grave bem o seguinte, dentro do e-Commerce quem realiza o envio dos produtos é o dono do e-commerce pois possui o próprio estoque.
O que é dropshipping?
Quando falamos de dropshipping é o momento em que boa parte das pessoas acabam dando um nó na mente pois é um pouco mais complexo de entender.
Para a venda em dropshipping não é necessário o estoque do produto na sua casa ou estabelecimento. Mas como assim?
Imagine o seguinte: você conhece alguém que precisa de um produto e não sabe comprar pela internet, muito menos de outro país, então você compra o produto para a pessoa e o fornecedor faz a entrega direto para o cliente.
Dentro do Dropshipping, é isso que acontece, mas toda essa operação ocorre única e exclusivamente através da Internet, por meio de sites criados com o intuito de anunciar diversos produtos para venda.
É bem provável que nesse momento você esteja se perguntando se a pessoa não pode comprar diretamente com o fornecedor, que é mais barato.
E a resposta é sim e não, vamos lá! A grande maioria dos fornecedores são de fora do país, então é possível comprar direto com eles sim, porém pode ser arriscado, quem trabalha com Dropshipping escolhe os fornecedores a dedo, justamente para evitar esse tipo de problema. Existem alguns fornecedores que só trabalham com Dropshipping, ou seja, só recebe pedidos de quem de fato trabalha com Dropshipping, o que impossibilita a compra direto com esses fornecedores.
A grande vantagem da pessoa que trabalha com dropshipping é não ter a necessidade de manter um estoque físico. A pessoa apenas realiza a compra do produto com o fornecedor quando o mesmo é comprado por alguém em sua loja.
No dropshipping o prazo para a entrega dos produtos tende a ser maior, pois os produtos normalmente são importados e enviados direto pelo fornecedor.
Há também plataformas que realizam essa intermediação, fazendo com o seu trabalho seja ainda mais reduzido, apenas a desvantagem nesse momento é a mensalidade que é cobrada!
Se no e-Commerce a logística tem que ser impecável, no Dropshipping quem deve ter uma atenção redobrada é o tráfego. Sem um bom trabalho de tráfego pago, os clientes dificilmente irão encontrar o seu anúncio, pois como essa modalidade de negócio cresce cada vez mais, o número de anúncios também aumenta.
Tributação dentro do E-commerce
A tributação que será paga por uma empresa no setor de e-commerce poderá variar de acordo com o regime de atuação que a empresa escolher.
Entre os principais regimes que estão disponíveis atualmente são os seguintes:
- MEI
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Tudo vai mudar de acordo com o faturamento e o lucro que a empresa possui, podendo mudar de tempos em tempos caso o e-commerce comece a ter mais lucros e investimentos.
Entre os tributos do e-commerce você vai encontrar:
- IRPJ
- CSLL
- PIS
- COFINS
- ISS
- IPI
É claro que não será necessário que você pague todos esses impostos! Principalmente se você for MEI, nesse regime basicamente o que será necessário pagar são os seguintes tributos:
- ISS
- ICMS
- INSS
O que dá uma taxa de R$ 60,00 por mês. Já para outros regimes é necessário consultar o seu contador para saber quais tributos serão pagos e quanto será esse valor.
Tributação dentro do Dropshipping
Assim como no caso do e-commerce a empresa que pratica o dropshipping terá que escolher o regime que irá atuar, escolhendo entre os seguintes:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Aqui você nota que o MEI não está nessa lista, mas por quê? A pessoa que atua nesse mercado não pode utilizar esse regime porque não é permitido em nosso país. Pois o MEI não permite a inclusão do CNAE necessário para a atividade de Dropshipping.
Por se tratar de uma intermediação, a tributação do Dropshipping tem algumas particularidades, o correto é fazer a apuração dos impostos de acordo com o Lucro Operacional. De acordo com a legislação do país,outros custos não podem ser descontados,
Dropshipping ou e-commerce qual o melhor?
Ao optar por um dos dois é importante que você saiba aquilo que você deseja para a sua empresa no futuro.
Você quer trabalhar com estoque ou quer trabalhar sem estoque? Prefere colocar a mão na massa e ter uma logística bem desenhada ou acha que irá se dar melhor com a gestão dos anúncios patrocinados?
Tudo isso vai influenciar na sua escolha, não temos como falar qual dos dois traz mais resultados ou lucros para aqueles que atuam na área pois é tudo uma questão de gestão e de quanto você irá se dedicar para obter sucesso.
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