Como estruturar seu e-Commerce

Como estruturar seu e-commerce

Quer estruturar seu e-commerce? Então se liga nesse artigo!

Nos últimos anos, o número de lojas virtuais cresceu consideravelmente. As empresas que não comercializavam seus produtos e serviços de forma online, precisaram se adaptar à nova realidade.

As expectativas para o comércio eletrônico continuam otimistas e, por isso, há muito espaço para profissionais que desejam escalar seus negócios e fazer mais vendas pela internet.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos dar várias dicas para você estruturar seu e-commerce e montar um negócio de sucesso em 2023! Confira.

Caso prefira, gravamos um vídeo especial com as principais dicas para estruturar seu e-commerce. E caso precise de ajuda para regularizar o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.

Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final e fique pronto para começar a estruturar o seu e-commerce!

1. Tenha um CNPJ

O primeiro passo para estruturar seu e-commerce é criar um CNPJ.

Você pode vender com o seu CPF, mas isso não é indicado.

Afinal, um CNPJ, traz mais credibilidade para a sua loja e ajuda a formalizar a sua situação. Além disso, um CNPJ é importante para legalizar a empresa e profissionalizar o e-commerce.

Com um CNPJ ativo, você também pode criar uma conta bancária jurídica e ter acesso a linhas de crédito especiais para empreendedores.

2. Pense na forma de envio dos produtos

O envio de mercadorias é uma etapa importante do planejamento logístico – uma ação que combina os processos de transporte e armazenamento dos produtos que você pretende vender no seu e-commerce.

Mesmo que o seu negócio se torne mais conhecido, você irá perder a oportunidade de fidelizar clientes, caso não defina estratégias para entregar os produtos dentro do prazo e com a maior qualidade possível.

Por isso, realizar um planejamento logístico é uma etapa essencial para estruturar seu e-commerce.

A escolha entre enviar produtos pelo Correio ou transportadora, por exemplo, depende de fatores como peso das mercadorias, prazo de entrega e distância a ser percorrida.

No começo, um contrato com o correio, costuma ser suficiente para atender a demanda. Porém, com o tempo, você pode pensar em outras formas de entrega, como contratar uma transportadora, por exemplo.

É importante analisar tudo isso para que assim, você possa descobrir qual é a melhor opção para você entregar os produtos para os clientes.

Abra seu CNPJ

3. Defina quais canais de comunicação você irá utilizar

Definir estratégias de divulgação é importante para você chegar até a sua audiência e tornar a sua loja virtual mais conhecida.

Mas afinal, como definir quais canais de comunicação podem ser utilizados para conversar com a sua audiência e divulgar as novidades do seu negócio?

Claro que quanto mais presente você estiver no ambiente digital, melhor. Só que não adianta apenas criar uma página nas redes sociais e deixá-la abandonada!

O ideal é atualizar os canais de comunicação com frequência, pois isso ajuda a trazer mais credibilidade para o negócio e a criar uma conexão com o público-alvo.

Também é interessante fazer uma pesquisa para saber quais canais de comunicação o seu público-alvo costuma utilizar mais.

Dentre os principais canais de comunicação para divulgar produtos e se conectar com o público, podemos mencionar:

• Redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube, etc)

• Site institucional

Chat online

• Blog

• E-mail

Esse é um passo muito importante para estruturar seu e-commerce e fazê-lo crescer cada vez mais!

4. Processos bem definidos

Estruturar um e-commerce envolve a organização de diversos processos empresariais.

Para começar essa etapa, é importante pensar em processos-chave. Quais são os processos mais importantes para a sua loja virtual? O que você precisa fazer todos os dias e como organizar a sua agenda?

Além da identificação de processos, também é importante documentar os prazos e monitorar o andamento dos seus projetos.

5. Faça um controle de estoque

No começo, é muito comum que os empreendedores comprem um número muito grande de mercadorias para não faltar produtos no site.

Entretanto, se você ainda está no processo de estruturar seu e-commerce, é importante testar primeiro o produto e montar o estoque de acordo com sua disponibilidade física, isto é, o espaço que você tem disponível para armazenamento.

Quanto ao controle de estoque, também é importante escolher fornecedores confiáveis e utilizar ferramentas de gestão.

Assim, quando o seu negócio começar a crescer, ficará mais fácil manter o controle de estoque, saber quais são os produtos mais vendidos e se organizar em relação aos pedidos e entregas.

6. Defina onde você vai vender

Como você pretende vender os produtos? Irá criar a sua própria loja virtual ou cadastrar os produtos em plataformas de marketplace? Pretende vender nas redes sociais?

Antes mesmo de você criar o seu negócio, é importante pensar nesses detalhes.

Assim, poderá pensar em estratégias mais eficazes de divulgação, criando campanhas alinhadas com os objetivos de negócio e as necessidades do seu público-alvo!

Abra seu CNPJ

Se você está pronto para começar a estruturar seu e-commerce mas precisa de uma ajudinha para regularizar a sua operação e poder crescer sem dor de cabeça, nós da Atlantis Contabilidade podemos te ajudar!

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O que achou das nossas dicas? Você já está pronto para impulsionar seu e-commerce em 2023?

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