Se você pretende ter uma loja virtual, sabe o quanto é importante escolher os produtos certos para vender, estar presente nas redes sociais e realizar investimentos em marketing. Além desses aspectos cruciais, é fundamental considerar a classificação correta do seu negócio no âmbito fiscal e tributário, o que inclui a seleção do CNAE para e-Commerce.
Porém, muitos empreendedores acabam esquecendo da importância de escolher o CNAE correto para e-commerce. Esse erro pode trazer problemas e até mesmo, levar a perda de incentivos fiscais.
Pensando nisso, preparamos um artigo para te explicar tudo sobre CNAE para e-commerce e te mostrar o passo a passo para fazer a definição. Continue a leitura e saiba mais.
Tipos de CNAEs
Apesar de parecer algo simples, é importante lembrar que, para realizar vendas na internet (assim como em lojas físicas), é necessário ter o CNAE específico para e-commerce.
A escolha do CNAE, sigla para Classificação Nacional das Atividades Econômicas, está diretamente relacionada ao que você pretende vender na internet.
O CNAE é utilizado para identificar as atividades econômicas exercidas por uma empresa.
Neste caso, você irá escolher o que pretende comercializar na internet, seja moda e beleza, cosméticos, produtos de decoração, eletrodomésticos, brinquedos, entre outros.
É necessário incluir todos os serviços que pretende realizar na internet como parte das operações da sua empresa, seja como MEI ou Simples Nacional.
Código CNAE para mais de uma atividade
É bem provável que você queira vender diversos tipos de produtos na sua loja virtual.
Dessa forma, consegue expandir o seu negócio e conquistar um público-alvo muito maior.
Se o seu negócio envolve diversas atividades, você irá definir um código principal e outros secundários para as demais atividades.
Nós recomendamos que você explore várias outras atividades no seu negócio, para assim, poder vender produtos de diferentes nichos.
Na prática, isso significa incluir várias atividades para explorar e testar no mercado. Afinal, o alcance de uma loja virtual é bem maior.
Contudo, a escolha do CNAE está associada com o objeto social da empresa, pois, isso está ligado aos tributos que serão pagos futuramente.
Quando você inclui um CNAE inadequado, pode sofrer penalidades ou então, acabar pagando mais impostos que o necessário.
Portanto, se você tiver qualquer dificuldade na escolha deste código, entre em contato com uma empresa de contabilidade especializada! Isso te ajudará a fazer a definição correta.
Qual é o CNAE para e-commerce?
Não existe um código CNAE exclusivo para empresas de e-commerce. O processo funciona de uma forma semelhante àquela aplicada para empresas físicas que operam no varejo.
Por exemplo, se você pretende vender roupas, irá procurar uma atividade relacionada. De qualquer maneira, as operações ligadas ao comércio eletrônico normalmente são classificadas na seção G, divisão 47.
No primeiro momento, você irá analisar qual é a atividade principal do seu negócio, isto é, aquela que você pretende se dedicar mais.
No entanto, a maioria das lojas virtuais vende produtos de nichos diferentes. Se esse é o seu caso, você irá procurar também as atividades secundárias.
Dicas para escolher o CNAE correto para e-commerce
A definição correta permite ampliar a atuação da sua empresa, além de evitar erros e riscos desnecessários.
E essas são as nossas dicas para você definir o CNAE correto para a sua loja virtual:
1. Avalie todas as atividades
Como já falamos, você irá definir uma atividade principal e outras secundárias.
É uma lista abrangente e detalhada, que aborda diferentes operações relacionadas ao seu e-commerce.
2. Consulte a lista CNAE
A lista é organizada de forma hierárquica, começando com seções amplas e se desdobrando em divisões, grupos, classes e subclasses mais específicas.
Para te ajudar, a Atlantis Contabilidade Digital preparou uma lista completa de CNAEs para e-commerce.
Com isso, você consegue analisar todas as atividades e ver quais são as mais adequadas para o seu negócio.
3. Consulte um contador
Mesmo que você analise toda a lista e defina as principais atividades do seu negócio, pode ser que tenha algumas dúvidas.
Ou seja, se você não tiver certeza da escolha ou se as atividades principais de sua empresa se encaixarem em diferentes categorias, é aconselhável não marcar nenhuma atividade principal.
Antes de tudo, contate uma empresa de contabilidade especializada para tirar suas dúvidas e ter a certeza que você fez a definição correta.
A Atlantis está à sua disposição para te ajudar a escolher o CNAE correto! Entre em contato com a nossa empresa e conheça nossos serviços especializados de contabilidade para e-commerce.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!