A internet facilitou muitas coisas em nossas vidas, isso já é um fato.
E uma coisa que antes não era possível mas hoje já é a principal fonte de renda de muita gente no Brasil é o comércio eletrônico, mais conhecido como e-Commerce.
Há diversas formas de se vender pela internet hoje, como por exemplo usando um site próprio, marketplaces e as redes sociais.
Porém o fato de ser um negócio digital, não exime o empresário de se regularizar como qualquer outra empresa, seja ela física ou não.
Até é possível iniciar um negócio digital com o CPF, porém não é escalável e vantajoso a longo prazo.
O MEI PARA E-COMMERCE
Após o pontapé inicial e a consolidação das vendas nos meios digitais, muitos empresários buscam uma forma de se regularizarem através de um CNPJ.
E o MEI é um grande facilitador para que essa regularização ocorra nesse estágio inicial.
Mas engana-se quem pensa que o MEI só facilitou para os empresários, com a informatização e digitalização das informações, os órgãos públicos também se beneficiaram.
Isso porque a fiscalização por parte dos órgãos ficou mais fácil de ser feita, ou seja, eles têm um controle maior sobre as movimentações das pessoas jurídicas.
Pode parecer assustador, mas fique tranquilo pois não é. A parte mais difícil, que é se consolidar nos marketplaces e outras plataformas, já passou, então agora basta tomar alguns cuidados para que você não sofra nenhum tipo de restrição ou bloqueio.
CUIDADOS QUE DEVE TOMAR ENQUANTO MEI
Como dito anteriormente, o MEI é uma excelente forma de se regularizar no e-commerce no estágio inicial.
Porém com o passar do tempo e o aumento das vendas, o limite de faturamento do MEI que é de R$ 81.000,00 anual, acaba ficando pequeno frente a quantidade de vendas.
E é aí que você empreendedor deve tomar os devidos cuidados. Pois para vender nos marketplaces, é obrigatório que você faça a emissão de notas fiscais para todas as suas vendas.
E são exatamente por meio das notas fiscais que os órgãos, principalmente os estaduais como a SEFAZ (Secretaria da Fazenda Estadual), identificam que seu negócio já ultrapassou o limite de faturamento permitido para o MEI.
Como isso é contra a legislação do MEI, o Estado tem o direito de bloquear a sua emissão de notas fiscais, fazendo com que o seu faturamento seja interrompido até que você regularize sua empresa como ME, através do desenquadramento.
COMO EVITAR O BLOQUEIO DAS NOTAS FISCAIS
O bloqueio de notas fiscais não acontece instantaneamente após o limite ser ultrapassado, na verdade isso é uma incógnita, pois existem casos e casos. Mas convenhamos, não vale a pena arriscar o seu negócio que foi construído ao longo do tempo com muita dedicação, concorda?
Imagina você acordar e ver todas suas vendas e anúncios pausados. Acredito que seria um balde de água fria para você.
Mas o lado bom é que tem como regularizar a sua operação como ME sem precisar passar por esse susto.
Ao identificar que suas vendas estão crescendo e caminham para ultrapassar o limite permitido pelo MEI, você pode entrar em contato com um escritório de contabilidade especializado em negócios digitais, como a Atlantis, e solicitar o desenquadramento.
Feito isso, iremos levantar todas as informações necessárias para te orientar a fazer essa transição da forma mais suave possível, além de te auxiliar com eventuais dúvidas, já que agora sua empresa não se encaixa mais como MEI.
JÁ ULTRAPASSEI O LIMITE DO MEI, E AGORA?
Se você já ultrapassou o limite do MEI, primeiramente quero te parabenizar, pois isso significa que o seu negócio está dando certo!
Porém para que você continue colhendo os frutos, não perca tempo e entre em contato conosco, pois vamos te orientar como regularizar o seu negócio sem que passe pelo bloqueio de notas fiscais e por nenhum outro similar.
Aposto que você não irá se arrepender em dar esse passo super importante para o futuro da sua empresa e também o seu futuro como empreendedor.
Agora você deve procurar um contador para te auxiliar na regularização desse CNPJ.
E nós da Atlantis podemos te auxiliar nisso, basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar nosso SITE e solicitar uma proposta.
Você também pode falar com o nosso suporte no número (12) 3351-0370.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessyca.talita e @atlantiscontabilidade
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!