A demanda por serviços e profissionais de TI é crescente, ela está em alta e pretende continuar assim!
Que a tecnologia revolucionou a vida das pessoas isso já estamos cansados de saber.
E a tendência é que com a velocidade dos avanços sejamos cada vez mais impactados, e nos tornemos dependentes dos processos automatizados na nossa vida e especialmente nos ambientes de trabalho.
Sem dúvidas, o trabalho de TI tem papel significativo, quando não indispensável, em empresas de qualquer área de atuação.
Muitas vezes não percebemos, mas a tecnologia da informação já está incorporada nos locais em que passamos.
Consegue imaginar um supermercado sem um sistema nos caixas? Uma clínica médica sem serviço de PABX? Ou mesmo uma loja sem câmeras de monitoramento?
O trabalho seria muito mais complexo.
No entanto, o profissional da área de TI precisa estar atualizado às novidades e, principalmente, nas necessidades do mercado, para alinhar seus serviços às expectativas dos clientes.
Como são utilizadas tecnologias nas empresas?
A primeira ferramenta tecnológica indispensável em qualquer setor é a internet.
Por meio dela conseguimos divulgar, e por que não, oferecer:
- – produtos ou serviços
- – conquistar novos clientes
- – fazer comunicação interna entre os colaboradores
- – realizar controle de estoque
- – disponibilizar sistema próprio para pagamentos
- – emissão de nota fiscal
Enfim, uma infinidade de tecnologias que existem somente pelo uso concreto da internet.
A empresa também pode fazer uso de programas e ferramentas próprias para identificar onde é possível potencializar o trabalho humano, a fim de obter resultados melhores.
O principal benefício que a tecnologia promove às empresas é a economia financeira.
Um exemplo são os serviços de transmissão por voz, que proporcionam redução das contas de telefone.
Outro caso são os sensores de presença, para diminuir os custos com a luz.
Um sistema eficiente de controle de estoque auxilia os empresários evitando compra de equipamentos ou insumos desnecessários.
A importância de identificar necessidades de mercado
É fundamental que o profissional de TI seja estratégico e saiba identificar e aliar às tendências do mercado com as necessidades do cliente.
De nada adianta o especialista ser atualizado da demanda do momento, mas não souber agregar valor deste produto com aquilo que seus clientes ou futuros clientes estão procurando.
O comportamento do consumidor atualmente é outro, por isso, é necessário que quem vende um serviço esteja atento não somente ao benefício do produto, mas principalmente nas “dores” dos clientes.
Seu produto precisa ser a resposta ao problema que ele tanto deseja solucionar.
Necessidades de mercado – TI
Outra grande necessidade do profissional da tecnologia da informação é estar sempre antenado às novidades do setor.
Ou seja, atualize seu portfólio com a mesma velocidade com que as tecnologias chegam ao mercado.
Selecionamos algumas delas para que você fique de olho, vem com agente!
1-Cloud computing
A computação em nuvem está, literalmente, diminuindo pesos.
Os servidores das empresas passaram a colocar todos os arquivos e informações na nuvem, permitindo que o usuário acesse tudo aquilo que ele acessava da empresa, direto no celular ou computador em qualquer lugar.
Esse tipo de sistema é responsável, por exemplo, por permitir que funcionários de empresas trabalhem home office.
O resultado disto são menos pessoas nos escritórios, o que é igual a custos fixos menores.
Alguém mais enxerga lucros?! rs
Ponto para a tecnologia!!!
O custo de manutenção com softwares e equipamentos também cai quando há uso da nuvem.
2-Segurança em ambientes digitais
Diante de tantos vírus e ataques digitais, as empresas passaram a dar atenção especial aos investimentos em segurança, principalmente aquelas em que há circulação de grande volume de dados sigilosos.
Na mesma proporção em que as companhias buscam profissional da tecnologia da informação, também querem soluções confiáveis e protegidas.
Certificações digitais, pesquisa e desenvolvimento de criptografia são só alguns dos métodos utilizados para tentar barrar o crime e ataques cibernéticos que trazem danos incalculáveis para muitas empresas, inclusive as gigantes.
3-Big Data
Uma das principais inovações que irá crescer em grande escala nos próximos anos é a big data.
Por meio de análise de processos e o cruzamento de dados é possível para os gestores a previsão de futuros problemas e trabalhar antecipadamente em uma solução.
Também é possível se antecipar e criar estratégias conforme o que apontam as informações, fomentando os negócios.
Padrões de comportamento ou preferência de um cliente, por exemplo, podem ser entendidos através do cruzamento das informações e isso irá permitir que a empresa melhore ou se adapte ao novo cenário.
4-Internet das coisas
Assim como a Big Data, será processo com grande expansão, A internet das coisas é a tecnologia do futuro.
Tudo será inteligente, tecnológico, terá acesso à informação, memória e também internet.
Sabe o relógio inteligente que já fala as horas?
É mais do que isso. É a automatização de qualquer processo que antes dependia de seu esforço mental e/ou físico.
São sensores para abrir a lixeira na hora de você jogar o papel, o portão abrir quando você chegar de carro sem que você desça ou acione um botão, a cafeteira passar seu cafezinho na hora em que você imagina.
Literalmente, só de imaginar.
Resumidamente, a Internet das Coisas fará com que as empresas sejam totalmente conectadas, evitando erros e gerando maior resultado.
5-Sistema Linux e suas demandas
Apesar de menos utilizado, o sistema Linux está caindo no gosto de muitos gestores que buscam liberdade na hora de organizar seus softwares e processos, sem interferência de sistemas operacionais, como é o caso do Windows.
O Linux já é adotado por muitas empresas que procuram produtividade e um sistema que é comprovadamente mais seguro.
Devido à demanda crescente por profissionais que tenham experiência no sistema, passaram a ser disponibilizados no mercado diversas capacitações e certificações.
Ter conhecimento no sistema é um grande diferencial na hora de tentar uma vaga no mercado de trabalho ou vender um serviço.
Fica a dica!