Podemos dizer que o mundo é digital, a alguns anos esta afirmação estava longe de ser concebida, porém a era digital já provou para os mais céticos que chegou para ficar e revolucionar a vida das pessoas.
Sempre temos que estar dispostos a olhar os acontecimentos, as mudanças e ver de qual maneira isso vai impactar nossas vidas, alguns podem ser beneficiados pela facilidade que a tecnologia traz, outros pelos acessos que ela proporciona:
- Produtos
- Serviços
- Informação
E outros, que pode ser você, dos recursos financeiros que ela pode te trazer, por que não?!
O mercado da tecnologia da informação está cada vez maior e mais aquecido, trazendo uma mercado cheio de oportunidades para você que atua no ramo da tecnologia da informação, neste artigos vamos trazer dicas de como abrir uma empresa de Tecnologia, vem com agente!
Primeiro, vamos deixar claro qual o tamanho do seu negócio!
- Reconhecimento de mercado
- Nicho de Atendimento
- Suporte ao Atendimento
Para uma maior interatividade nomeamos acima três categorias para separar os níveis de atuação, veja qual é o mais indicado para você:
Reconhecimento de mercado
Profissionais recém formados ou que atuavam até então como funcionários de empresas, e resolveram empreender, por escolha ou necessidade.
Nesta fase, há um reconhecimento de mercado, uma descoberta, em qual ramo da tecnologia você vai atuar, quais são as pessoas que você vai atender?!
Para esta fase, o MEI é a empresa sob medida para esse início de empreendimento, podendo faturar até R$ 81.000,00 por ano, R$ 6.750,00 por mês, e ainda ter 1 funcionário.
Desta forma você está apto a atender tanto pessoas físicas quanto jurídica, emitir notas fiscais, abrir conta em bancos, com um custo que está dentro do seu orçamento.
O que preciso para abrir um MEI, você vai se perguntar?!
Documentos:
- RG
- CPF
- Endereço / Residencial para domicílio fiscal (o que recomendamos para este início)
- Atividade definida
Você pode fazer a abertura com um contador ou pela internet, no site do Portal do Empreendedor, sempre atento a posterior regularização em seu município, que é obrigatória.
Outra observação importante é referente às atividades, vai observar que como MEI elas são bem restritas, fique atento.
Nicho de Atendimento
Depois de identificado qual a fatia do mercado mais se encaixa com as suas habilidades x rentabilidade, já atuando e atendendo clientes vem a fase de prospecção no nicho de atendimento.
Nesta fase, você já possui um certo número de clientes e busca um crescimento baseado no nicho que foi escolhido.
Aqui você vai precisar de um funcionário ou dois, alguém para atender e agendar seus atendimentos, cuidar das suas contas a pagar e a receber, fazer cobranças.
E com certeza contará com um faturamento maior, ou seja, vai precisar de uma empresa um pouquinho mais encorpada, estamos falando de uma microempresa!
Vamos as hipóteses:
Comecei com um MEI, o que faço agora?
Vamos migrar esta empresa, ela será transformada em uma Microempresa, você irá manter o seu CNPJ, sua conta no banco e o cadastro que tem com clientes e fornecedores, e ainda vai contar com uma empresa que já está a algum tempo no mercado, isso te traz credibilidade!
Comecei sem nada, o que devo fazer?
Abrir uma Microempresa, ela vai atender as necessidades que terá relacionado a faturamento, emissão de notas, registro de funcionários, atividades diversas, neste caso não será mais limitados pelas opções que o MEI oferece!
Para a abertura desta empresa você irá com certeza precisar de um contador, ele irá te orientar passo a passo, até que sua empresa esteja regular perante todos os Órgãos.
Se já tem um contador de confiança fale com ele, mas se não tiver estamos aqui para ajudá-lo.
Suporte ao atendimento
Com uma empresa já estruturada, e estamos falando de um time treinado, clientes fidelizados, reconhecimento na região que você atua.
É hora de pensar em crescimento, contratar outros técnicos, desenvolver produtos, e ganhar mais espaço no mercado.
Lembre sempre que a sua área está em alta e pretende continuar assim, então não se acomode, explore esse mercado e faça da sua empresa um sucesso.