Será que é possível abrir uma empresa sozinho?
Essa dúvida é muito comum entre empreendedores que desejam abrir o próprio negócio, mas não querem ou não podem ter um sócio.
Felizmente, existe sim a possibilidade de abrir uma empresa sozinho. Contudo, há algumas características que devem ser consideradas.
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
Também gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto, e se precisar de ajuda para abrir o seu negócio ou trazê-lo para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Quais as possibilidades para abrir uma empresa sozinho?
Antes de tomar essa decisão, é importante entender qual é a natureza jurídica mais apropriada a sua realidade.
Veja as principais características de cada opção:
Microempreendedor Individual (MEI)
O Microempreendedor Individual – MEI, é uma categoria empresarial criada em 2008 com o objetivo de formalizar pequenos empreendedores.
Em relação ao faturamento máximo dessa modalidade, ele é de R$ 81.000 por ano.
O MEI pode contratar apenas um colaborador, que deve receber, pelo menos, um salário mínimo (R$ 1.320,00 a partir de 1° de maio de 2023).
É a modalidade que mais cresce no Brasil, respondendo por mais da metade de todas as empresas do país. No total, são mais de 130 milhões de MEIs cadastrados.
Além do limite de faturamento, o MEI deve exercer apenas as atividades permitidas e não possuir outras empresas.
Em relação às principais vantagens de ser Microempreendedor Individual, podemos citar a baixa burocracia e a declaração de faturamento simplificada.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
A SLU não é tão conhecida como o MEI, mas é uma possibilidade interessante para quem deseja abrir empresa sozinho.
Ela foi criada em 2019 e uma de suas principais vantagens, é que não é necessário ter capital social mínimo.
Além disso, é possível se enquadrar no regime tributário mais apropriado, como o Simples Nacional ou Lucro Presumido, por exemplo.
Também é importante mencionar que o patrimônio pessoal é separado do patrimônio da empresa. Ou seja, os bens do dono do negócio não podem ser usados para a quitação de dívidas, nem mesmo em caso de falência.
O fim da EIRELI
Quando se fala em abrir um negócio sozinho, muitas pessoas automaticamente se lembram da EIRELI.
Porém, a EIRELI não existe mais (foi extinta em 2021). As empresas anteriormente registradas sob essa categoria foram automaticamente convertidas em Sociedades Limitadas Unipessoais.
Uma das principais diferenças entre ela e a SLU, é que na EIRELI, era necessário ter um capital social de no mínimo 100 vezes o valor do salário mínimo.
Já na SLU, como você sabe, não é necessário ter esse valor para abrir um negócio.
Segundo informações da Receita Federal, houve uma queda considerável na formação de empresas que adotavam essa natureza jurídica.
Sendo assim, o governo percebeu que o fim da EIRELI era um caminho viável. A medida começou a valer a partir de 1° de julho de 2021.
Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma empresa sozinho?
Abrir uma empresa sozinho é um processo que possui determinadas vantagens.
O primeiro benefício é o fato de ter maior controle sobre o negócio, já que você não terá um sócio para tomar decisões.
Desse modo, consegue agir rapidamente em casos urgentes, sem precisar conversar com o sócio sobre a melhor decisão a tomar.
Por outro lado, você terá mais responsabilidades e desafios, pois será o único ou principal responsável por tomar decisões relacionadas ao futuro da empresa.
Mas será que é melhor abrir um negócio sozinho ou com um sócio?
Na verdade, não há uma resposta correta, pois tudo depende dos seus objetivos e realidade financeira.
Em alguns casos, ter um sócio é uma forma de equilibrar as contas e dividir as despesas e investimentos. Porém, ser o único dono do negócio traz mais liberdade e flexibilidade.
Gostou desse conteúdo? Então compartilha com algum amigo que também pode se interessar pelo assunto!
Para auxilio na parte contábil do seu negócio ou para quaisquer duvidas entre em contato com a Atlantis Contabilidade Digital! Basta você clicar no botão de WhatsApp no canto inferior direito ou acessar solicitar uma proposta.
Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro do mundo da contabilidade segue a gente em nossas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidade. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não se arrependerá!