O empreendedorismo pode ser uma forma de buscar mais liberdade e autonomia na vida pessoal e profissional, já que ao ter o seu próprio negócio, você pode tomar as suas próprias decisões e definir os seus horários de trabalho, com mais flexibilidade.
Contudo, o ato de empreender também traz mais desafios e responsabilidades e, portanto, exige organização financeira e gestão do tempo.
Além disso, esse caminho também vem acompanhado de alguns riscos e incertezas.
Para você entender melhor sobre a relação entre empreendedorismo, liberdade e estabilidade, nós preparamos esse artigo para você.
Caso prefira, gravamos dois vídeos especialmente para você, e se precisar de ajuda para começar a empreender ou trazer o seu negócio para a Atlantis, basta clicar em um dos botões abaixo do vídeo.
Você prefere a leitura? Então leia o artigo até o final, para saber se está pronto para investir no seu sonho de empreender!
É verdade que empreender traz mais liberdade?
Esse é um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas decidem trabalhar por conta própria.
A possibilidade de escolher os horários que você deseja trabalhar e ter mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sem dúvida, é algo muito importante.
Porém, na prática, não é bem assim. De fato, você tem mais flexibilidade para escolher os horários. Mas se engana quem pensa que um empreendedor trabalha menos.
Embora um profissional que trabalha por conta própria tenha mais liberdade para definir a sua própria rotina, é importante lembrar que empreender exige muito trabalho duro e dedicação.
Aliás, em várias situações, é necessário até mesmo trabalhar em horários não convencionais para dar conta das demandas do negócio.
Então, em relação à liberdade de tempo, podemos dizer que o empreendedorismo traz mais flexibilidade e autonomia para definir a rotina de trabalho. Entretanto, isso também exige muita dedicação e esforço.
Saber delegar tarefas para as pessoas certas, equilibrar suas responsabilidades pessoais e profissionais e planejar a sua rotina, são coisas necessárias para você ter mais tempo e liberdade na sua profissão.
O empreendedorismo é para todos?
O empreendedorismo é uma opção viável para muitas pessoas, mas não é necessariamente algo que agrada todo mundo.
Embora seja algo gratificante e, muitas vezes, a realização de um sonho, incentivar demais o empreendedorismo e desvalorizar o trabalho como funcionário, é algo perigoso e irresponsável.
Além disso, alguns profissionais estão criando uma expectativa irreal sobre a possibilidade de trabalhar por conta própria.
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que nem todas as pessoas querem realmente empreender.
Muitos profissionais não querem lidar com os riscos e incertezas relacionados a abertura do próprio negócio.
E não há nada de errado em querer um emprego com carteira assinada, pois só você sabe o que é melhor para você.
Contudo, é importante lembrar que estabilidade é algo que na verdade, não existe. Afinal, as coisas mudam cada vez mais rápido e não podemos prever o que vai acontecer no futuro.
Então, independentemente da sua escolha, mantenha-se sempre atualizado e não se acomode, pois assim, se alguma mudança surgir no caminho, você terá mais facilidade para se adaptar!
Qual o momento certo para começar a empreender?
Essa decisão depende de muitos fatores, como as circunstâncias pessoais e profissionais de cada um. Mas aqui, nós também estamos falando de sonhos. Então, antes de tudo, é necessário analisar se você realmente quer empreender e se está pronto para isso.
O seu sonho é ter o seu próprio negócio? Você tem alguma ideia ou projeto em vista que poderia ser aplicado caso você trabalhasse por conta própria?
Analise a sua atual situação profissional e veja o que faz mais sentido para você. Empreender tem muitas vantagens, mas também, alguns riscos. Portanto, não se deixe levar pela opinião de terceiros, sejam eles amigos, conhecidos ou influenciadores.
No fundo, você já sabe o que você quer. Então, se acha que o empreendedorismo faz sentido para a sua vida profissional, vá em frente, mas com planejamento e organização!
Um empreendedor realmente tem menos estabilidade e segurança. Mesmo assim, isso pode compensar para muitas pessoas, já que se trata de uma realização pessoal e profissional, além da possibilidade de ter mais liberdade e autonomia para tomar decisões.
Esses são alguns sinais que podem indicar a hora de empreender, como por exemplo:
• Ter uma ideia de negócio que você acredita ser bem-sucedida;
• Estar disposto a correr riscos;
• Ter ou estar disposto a desenvolver habilidades empreendedoras, como criatividade, gestão de tempo e liderança;
• Ter uma rede de contatos para compartilhar suas ideias e te ajudar a desenvolver o próprio negócio;
Claro, esses são apenas alguns sinais. É necessário também, entender todos os riscos envolvidos no empreendedorismo e criar um planejamento financeiro.
Assim, você poderá lidar melhor com as incertezas e mudanças que surgirem no caminho.
Nós podemos e queremos te ajudar! Basta clicar no botão abaixo ou no botão de WhatsApp no canto inferior direito.
E aproveita para seguir a gente nas redes sociais @jessycacontadora e @atlantiscontabilidadeNão se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube: Atlantis Contabilidade Digital garanto que não vai se arrepender!