Você tem o hábito de usar a Internet? Sim? Então provavelmente você já se deparou com algum anúncio algo do tipo te convidando para adentrar no Mercado Digital.
Nos dias de hoje, isso é mais do que comum. Cada vez mais, pessoas que já estão consolidadas no Mercado Digital compartilham os seus conhecimentos através de cursos, e-books, transmissões e de diversas outras formas.
E a grande maioria dessas pessoas, tem o mesmo objetivo: apresentar o mercado digital e te mostrar como você também pode obter sucesso através dele.
“Mas então é só eu consumir esses conteúdos que terei sucesso no mercado digital?’’
Esse é um passo muito importante, porém não é o único. Um outro passo muito importante que iremos abordar aqui, é escolher em qual área você irá atuar dentro desse vasto mercado.
COMO ESCOLHER EM QUAL ÁREA COMEÇAR?
Uma das grandes maravilhas do mercado digital, é a ampla variedade de áreas e formas de atuação disponíveis. Isso faz com que todos consigam se encaixar de alguma forma.
Na hora de escolher em qual área você irá atuar, é legal que leve em consideração alguns pontos como: os recursos disponíveis (tempo, dinheiro, equipamentos, espaço), a demanda para aquela área, a perspectiva de futuro (onde quer chegar) e a mais importante de todos: a sua aptidão naquela área.
Mesmo sendo digital, é de extrema importância que você esteja apto para realizar as atividades referentes à área que escolher. Claro que ninguém começa já sabendo tudo, porém é sempre legal antes de começar, tem um conhecimento prévio do que precisa ser feito para obter o sucesso na sua área!
QUAIS SÃO AS ÁREAS QUE POSSO ESCOLHER?
Existem inúmeras áreas para você escolher, cada uma com suas características e particularidades.
Então seria difícil listar todas as áreas aqui sem deixar nenhuma de fora. Por isso, escolhemos 5 áreas que estão em alta atualmente no mercado digital:
1- E-COMMERCE
Essa é uma das mais tradicionais e a mais queridinha de muitos que escolhem pelo mercado digital.
O e-Commerce, é uma modalidade de vendas onde o vendedor e o cliente se conectam e se comunicam através da internet.
O vendedor anuncia os seus produtos em plataformas de vendas (marketplaces), redes sociais, sites próprios ou outros diversos meios disponíveis, o cliente faz a compra e pagamento da sua própria casa através da Internet e aguarda o produto ser entregue por meio de alguma transportadora.
Para começar nessa área, é necessário apenas ter os produtos disponíveis para venda e envio, uma boa divulgação através da Internet e disponibilidade para fazer os processos de embalo e despacho dos produtos.
Com o aumento das vendas, você irá ganhar mais notoriedade dentro das plataformas e alcançar um maior número de clientes!
2- MARKETING DIGITAL
Essa com certeza é uma das áreas que mais ganhou adeptos recentemente. Como perguntamos no início do artigo, quem nunca esbarrou com algum anúncio na internet?
É exatamente isso que os profissionais que atuam no marketing digital fazem! Através de plataformas de anúncios e redes sociais eles conectam as empresas com potenciais clientes.
Dessa forma, a chance de conversão aumenta e consequentemente as vendas aumentam também! Visto que os seus anúncios estão sendo direcionados para o público alvo correto.
Dentro dessa área existem diversas profissões como Social Media, Copywriter, Gestor de Tráfego, Design, entre outros. Todos esses profissionais podem atuar em conjunto ou não, porém com o mesmo objetivo final: levar a sua marca ou produto ao maior número de pessoas possível através dos meios digitais.
3- INFOPRODUTORES
Hoje, é comum as pessoas estudarem e buscarem novos conhecimentos através da internet. Há muito conteúdo útil e de boa qualidade espalhado pelas redes.
E-books, artigos, vídeo aulas, podcasts, cursos. Todos esses modelos podem ser usados para passar conhecimento para outra pessoa. E por trás desses conteúdos, tem um responsável pela elaboração dos mesmos, esse responsável é o chamado infoprodutor.
Muitas pessoas têm um conhecimento muito amplo sobre determinado assunto e também tem vontade de faturar em cima desse conhecimento. Então o mercado de infoprodutos une o útil ao agradável: pessoas que querem ensinar com pessoas que querem aprender!
Os infoprodutores desenvolvem e produzem os conteúdos e os disponibilizam em plataformas como a Hotmart, Eduzz, Kiwify, entre outras. Essas plataformas são próprias para o comércio desse tipo de produto, e é onde a maioria dos clientes procuram quando estão interessados em algum assunto.
Então se você tem algum conhecimento, quer passá-lo adiante e não sabe como, o mercado de infoprodutos pode ser o melhor lugar para você adentrar no mercado digital.
4- CRIADORES DE CONTEÚDO (INFLUENCERS)
‘’Faaala galera, tudo bem com vocês? BOM DIA’’ Com certeza você segue alguém nas suas redes que sempre está mandando aquele bom dia cheio de energia para os seguidores, certo? Esses são os famosos digitais influencers (ou criadores de conteúdo).
Essas pessoas usam suas redes sociais com intuito de entreter seus seguidores mostrando o dia a dia e mesclando isso com uma dose de publicidade. Na maioria das vezes, essas publicidades são feitas por meio do Instagram, que geralmente é a rede social que os criadores de conteúdo tem uma maior proximidade com os seguidores.
Existem diversos meios de ingressar nessa área, para cada segmento você pode ter certeza que existe um influenciador de relevância. Basta identificar a área que você mais tem interesse e intimidade e por a cara nas redes sem vergonha de ser feliz.
‘’Mas qual a relação de criar conteúdo com abrir empresa?’’ Os ganhos com publicidade precisam ser tributados de alguma forma, e a melhor forma de tributar esses ganhos é através de um CNPJ. Então se você optar por essa área e começar a ter ganhos, não perca tempo e regularize os seus ganhos.
5- PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Hoje temos acesso a diversos tipos de conteúdos e aplicativos na palma da nossa mão. O Smartphone com certeza revolucionou e democratizou o acesso à Internet, graças a essa ascensão dos Smartphones muitas pessoas conseguem usufruir das tecnologias e ficar por dentro das novidades.
Mas tanta inovação não é por acaso, e os responsáveis por criarem essas inovações são os programadores e desenvolvedores de softwares. São eles que tiram as ideias do papel e as transformam em aplicativos e programas que usamos diariamente.
E além de toda a parte de criação e desenvolvimento, esses profissionais ficam responsáveis pela manutenção e atualização constante desses softwares, o que faz com que essa área sempre esteja com a demanda por profissionais qualificados lá em cima.
Muitos profissionais dessa área trabalham também como freelancers, desenvolvendo soluções internas para empresas dos mais variados ramos.
Porém, apesar de ser uma área com muita demanda, há também uma grande concorrência para as vagas e trabalhos devido a qualificação dos profissionais que atuam nessa área. Então, caso você deseja ter destaque e sucesso nesse mercado, busque sempre estar estudando e atualizando os seus conhecimentos para não ficar para trás.
Caso você tenha interesse em atuar em alguma dessas áreas ou já atua em uma delas e precisa de ajuda para regularizar o seu negócio, entre em contato conosco!
Acesse nosso site: atlantisdigital.com.br
Ou fale com nosso suporte: 12 3351-0370
Aproveita para seguir a gente nas redes sociais: @jessyca.talita @atlantiscontabilidade
Inscreva-se no nosso canal do Youtube: Atlantis Contabilidade Digital