Não é novidade para ninguém que nos dias de hoje muitos brasileiros estão optando por trabalhar por conta própria, o que faz com que num cenário ideal, todos esses novos empreendedores optem pela abertura de um CNPJ.
Quem trabalha de forma irregular acaba tendo algumas desvantagens em relação a quem tem o seu negócio regularizado, como por exemplo a emissão de notas fiscais pelo CNPJ, que dá mais credibilidade ao seu negócio. A boa notícia é que essas desvantagens podem ser facilmente resolvidas abrindo uma empresa de forma digital.
As facilidades de abrir uma empresa de forma online são muito grandes, hoje já não é necessário mais ter toda aquela papelada e burocracia para liberar o CNPJ, basta apenas alguns poucos processos digitais feitos pelo contador que sua empresa já estará aberta e regularizada! Acredite se quiser, em alguns estados já é possível ter o CNPJ em 24h.
Entre as vantagens que a abertura de uma empresa traz para você estão as seguintes: velocidade das operações, potencial de maior renda e até mesmo a diminuição dos impostos que você teria que pagar como pessoa física!
Vantagens de abrir uma empresa online
Além de ter a vantagem da facilidade e velocidade que o digital lhe traz, abrir uma empresa online traz muitas outras vantagens que você terá ao regularizar o seu negócio.
Uma das principais vantagens, se não a principal, a facilidade para começar. O processo para abrir uma empresa online é extremamente mais ágil e mais prático do que o processo feito de forma presencial na Junta Comercial do seu estado.
Hoje tudo pode ser resolvido de forma digital, desde o planejamento para a abertura, a coleta dos dados necessários até a liberação do CNPJ e habilitação da emissão de notas, que é o ponto final do processo de abertura e regularização.
Redução de custos
Ao optar por qualquer serviço pela internet a primeira vantagem que você vai encontrar é a redução de custos, mas porque isso acontece?
Por uma série de fatores. Ter uma empresa online permite com que você tenha a possibilidade de atuar em um local com a estrutura mais enxuta, já que o recebimento de clientes é bem menor do que nas empresas tradicionais.
Isso possibilita com que os custos dos seus serviços sejam reduzidos sem que a qualidade do mesmo seja diminuída.
Outra coisa que faz os seus custos diminuírem é que você pode ter acesso ao seu contador e aos seus clientes de forma 100% digital, pelo celular, computador ou qualquer outra plataforma que ambos utilizem, sem necessidade de ir até o local!
Isso faz com que você elimine o tempo de deslocamento até outros locais e fique mais tempo na sua própria empresa, resolvendo assuntos que não seriam possíveis de se resolver estando fora do seu local de trabalho.
Muitos pequenos empreendedores ainda têm a opinião equivocada de que ter uma empresa fará com que você pague mais impostos, reduzindo o lucro da sua empresa. Mas na prática não é isso que acontece, ter um CNPJ faz com que você deixe de ser tributado como pessoa física e passe a ser tributado como pessoa jurídica de acordo com a atividade que você está exercendo.
Maior liberdade geográfica
Quem não quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? É um sonho, não é? Uma empresa online permite com que você possa fazer isso!
Uma das vantagens que boa parte das pessoas atualmente buscam é a vantagem geográfica, isso porque ter liberdade geográfica traz a possibilidade de viajar sempre que desejar, como também a possibilidade de sair a hora que for necessário ou caso aconteça uma emergência.
Uma empresa online te dá essa liberdade! Reuniões, contratos, negociações, tudo isso pode ser feito de forma 100% digital! Os negócios não mudaram, eles ainda continuam a todo vapor, o que mudou foi a forma como esses negócios são feitos. Através do digital, os negócios são fechados em questões de minutos, por meio de ligações e videoconferências. Tudo isso graças à digitalização das empresas!
Mas atenção, para que você tenha a liberdade de trabalhar de outro local que não seja a sua empresa, é extremamente importante ter a sua operação bem estruturada, para que problemas não apareçam e acabem com todo o seu planejamento.
Adaptação mais fácil
Ao abrir uma empresa, você irá passar por um processo de remodelação na sua rotina, que nada mais é do que uma readaptação no seu dia-a-dia. Antes da empresa, como pessoa física, você tinha que planejar os seus gastos para não ser pego de surpresa no final do mês, certo? Numa empresa é a mesma coisa, só que agora como pessoa Jurídica.
Tudo deve ser bem planejado para que nada saia do seu controle.
E essa é uma das maravilhas do ambiente digital, com tudo 100% digital esse processo de adaptação é bem mais tranquilo, afinal de contas existem muitos sistemas e aplicativos que podem te auxiliar, seu contador irá te passar tudo o que precisa fazer para manter a sua empresa em dia.
Um exemplo que pode ilustrar bem essa vantagem das empresas digitais, foi o que aconteceu com a nossa própria empresa durante a pandemia. Em meio às restrições que foram impostas, conseguimos manter a nossa operação a todo o vapor, claro que com todas as adaptações necessárias para manter toda a equipe segura.
Pelo fato de já trabalharmos no modo digital, com sistemas e ferramentas que nos permitem fazer isso, foram necessárias apenas algumas adaptações para que tudo funcionasse da melhor maneira possível sem a necessidade de interrupção das nossas atividades.
Vamos às principais dicas que você precisa saber para abrir uma empresa digital!
Estabeleça as atividades que irá exercer
Para começar o seu negócio de forma correta, é de extrema importância saber quais serão as atividades que você irá exercer, produtos que irá fornecer ou serviços que irá prestar. Dessa forma o contador irá conseguir te orientar melhor em relação aos CNAE’s necessários e que serão mais vantajosos para você e sua empresa.
- CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que nada mais é que as atividades da empresa. Cada atividade tem o seu próprio CNAE.
Ter as atividades corretas e bem definidas para o seu negócio é de extrema importância, pois elas irão influenciar diretamente em vários aspectos da sua empresa, como regime tributário, alíquota de tributação e também na regularização..
Tendo as atividades definidas, um bom contador irá te auxiliar a escolher e validar os CNAE’s ideais para a sua empresa!
Caso precise alterar os CNAE’s após a abertura da empresa, será necessário fazer uma alteração contratual, que é um processo diferente da abertura. O processo de alteração gera um novo contrato social e também faz com que seja necessário a atualização de alguns documentos da empresa, como por exemplo o alvará e o cadastro municipal.
Então no momento da abertura, procure explorar todas as atividades que você exerce ou pretende exercer no futuro, para já deixar o seu CNPJ com todos os CNAE’s necessários!
Ter os documentos necessários em mãos
A abertura de uma empresa digital é ágil e prática, porém para isso é preciso que todos os documentos necessários para o processo de abertura estejam de acordo com as exigências do local que você escolher abrir a sua empresa.
O fato da empresa ser digital não a exime de ter toda a documentação regularizada, claro que sendo digital essa regularização pode ser bem mais ágil, ainda mais com a ajuda de um contador especializado em negócios digitais.
Um contador especializado irá te orientar e listar todos os documentos necessários para não só a abertura da empresa como também para a regularização da mesma perante os órgãos públicos.
Geralmente os documentos necessários para a abertura são:
- IPTU do local onde a empresa irá se estabelecer.
- RG.
- CPF.
- Comprovante de endereço.
- Certificado digital e-CPF.
O contador tendo esses documentos, já é possível dar início no processo de abertura da empresa!
Se você está começando ou pretende começar no Mercado Digital CLIQUE AQUI e solicite uma proposta, nossa equipe irá entrar em contato com você e te orientar a regularizar sua operação!
Acesse nosso site: atlantisdigital.com.br
Ou fale com nosso suporte: 12 3351-0370.